Será realizado na próxima segunda-feira (04) no Teatro Álvaro de Carvalho, o sorteio da ordem do desfile das escolas de samba.
O sorteio terá a presença de autoridades e personalidades do carnaval e da cidade que irão participar diretamente da escolha da ordem do desfile do ano que vem. O evento irá contar também com a apresentação das escolas de samba campeãs do carnaval 2014. Subirão ao palco para interagir com o público e fazer o povo cantar e dançar as agremiações: Acadêmicos do Sul da Ilha (Campeã dos Blocos), Dascuia (Campeã do Acesso) e Os Protegidos da Princesa (Campeã do Especial). O evento no TAC começa às 20h.
O sorteio e os critérios
A Escola de Samba Dascuia, campeã do Acesso este ano, abrirá o desfile em 2015. A União da Ilha da Magia, última colocada em 2014, será a segunda a desfilar no ano que vem. As outras quatro agremiações vão para o sorteio: Consulado, Unidos da Coloninha, Os Protegidos da Princesa e Embaixada Copa Lord.
No Grupo de Acesso, os critérios são os mesmos. A Escola de Samba Acadêmicos do Sul da Ilha, campeã do concurso de blocos este ano, abrirá o desfile em 2015. A segunda a desfilar será a agremiação Palhoça Terra Querida, última colocada em 2014. As outras quatro escolas vão para o sorteio: Império Vermelho e Branco, Amigos do Caramuru, Nação Guarani e Futsamba Josefense.
Em 2015, o desfile do Acesso acontece no dia 13 de fevereiro, na sexta-feira de carnaval. Já a apresentação do Grupo Especial será no dia seguinte, no sábado, dia 14 de fevereiro.
Mudanças para 2016
Para o carnaval de 2016, o sorteio será ainda maior. Apenas a escola que abrir o desfile não participará da escolha por meio da sorte. No Grupo Especial, abrirá o desfile quem subir do acesso. As outras cinco vão para o sorteio. No Acesso, abrirá o espetáculo a última colocada do carnaval de 2015. As outras cinco agremiações serão submetidas às bolinhas.
Fortalecimento do Grupo de Acesso
Na reunião desta quinta-feira, as escolas do Especial e Acesso decidiram, de forma soberana, que não subirá bloco carnavalesco nos três próximos carnavais. A ideia é fortalecer o Grupo de Acesso das Escolas de Samba e também projetar uma estruturação ainda maior dos blocos que compõem a LBCAF.
› FONTE: Liesf