O grupo da escola estadual Albano Schmidt subirá ao palco do Teatro Juarez Machado, nesta quinta-feira, 31, a partir das 14h, no sétimo dia do 32º Festival de Dança de Joinville. Nove estudantes do colégio da cidade concorrerão no gênero Danças Urbanas da categoria infantil Meia Ponta.
A equipe também realizou apresentações em palcos abertos espalhados pelo município. Considerado o maior do mundo em número de participantes, o evento segue até o próximo sábado, 2, no Centreventos Cau Hansen.
Com idade entre nove e 12 anos, oito meninos e uma menina irão mostrar ao público o espetáculo “Resgatando a Cultura Afro-Brasileira”. A coreografia foi elaborada pelo professor Bruno de Oliveira Soares, durante as oficinas de dança, uma das atividades extracurriculares oferecidas no contraturno escolar pelo Programa Mais Educação.
A apresentação disputou em outubro de 2013, o Festival de Dança Escolar de Joinville, conquistando o primeiro lugar em danças urbanas. “Percebemos que tínhamos capacidade para participar do maior festival de dança do mundo. Fizemos a inscrição e mergulhamos de cabeça nos ensaios”, explica Bruno.
Depois de enviar um vídeo à organização do Festival de Dança, o colégio venceu a primeira etapa – a classificação para a seletiva ao vivo – promovida em maio deste ano, no Teatro Juarez Machado. Após passarem pela avaliação final das integrantes do Conselho Artístico do evento, o grupo de dança da escola Albano Schmidt foi uma das seis equipes de Santa Catarina escolhidas para o Meia Ponta.
O Festival de Dança de Joinville tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Funcultural. Até o final desta edição, a organização do evento estima receber 6,5 mil pessoas, entre estudantes e profissionais da dança, além de turistas de todo o Brasil e do exterior.
Sobre o Mais Educação
Proporcionar novas experiências educacionais, como ações culturais e esportivas e oficinas disciplinares, além de reduzir a evasão escolar e a repetência, são algumas das diretrizes do programa. O Mais Educação, conhecido como “escola em tempo integral”, é desenvolvido desde 2008 pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com os governos estaduais.
Na área de abrangência da Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville, o projeto é desenvolvido em três municípios, totalizando quinze escolas. Os alunos permanecem nas unidades de ensino por um período de sete horas, sendo quatro delas no ensino regular e as três restantes nas oficinas.
Integrantes do grupo da escola Albano Schmidt: Allan Bruno da Silva, Wanna Cristyna Araújo, Gabriel Catanio, Carlos Eduardo Ribeiro, Bruno Filipe Oliveira Garcia, Victor Corrêa, Nicolas Herzer Santos, Jhony Baumer e Pablo Del Guedr Martins.
› FONTE: Governo do Estado de SC