Florianópolis sediou nesta sexta-feira, 25, o 1º Workshop El Niño, evento que reuniu representantes dos órgãos de Defesa Civil de estados do Sul e do Sudeste e do Governo Federal. A proposta principal foi alinhar as estratégias de atuação para este segundo semestre. O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, também participou do encontro.
“Nossa finalidade é garantir uma análise das condições climáticas deste segundo semestre para que as notas meteorológicas dos diferentes estados sejam uniformes. O objetivo é sempre levar informação assertiva para a população, com alinhamento dos dados”, explicou o secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli.
O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, destacou a importância de encontros como o desta sexta-feira e afirmou que as experiências da Defesa Civil nos estados do Sul e do Sudeste contribuem para a padronização de operações em todo o país, diante do histórico de ocorrências na região.
“Nesse evento, tratamos de Defesa Civil em todos os seus aspectos, desde o monitoramento de clima e a emissão de alertas até o atendimento da população que venha a ser atingida por desastres naturais. Santa Catarina é um exemplo de Estado em que a emissão de alertas tem funcionado muito bem”, explicou o secretário nacional.
Pereira Júnior afirmou que as previsões indicam entre 70% e 80% de chances de que neste ano volte a ocorrer o fenômeno El Niño, que tente a intensificar as chuvas em determinadas regiões e provocar períodos de seca em outras áreas. Santa Catarina já foi afetada pelas duas ocorrências em outros anos. “Em conjunto, de maneira preventiva, estamos trabalhando ações para minimizar danos que o clima possa provocar à população caso realmente ocorram situações adversas novamente”, acrescentou.
Também participaram representantes de órgãos como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem); e representantes dos departamentos de Defesa Civil dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Entre os organizadores catarinenses, estão colaboradores e técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina e da Epagri/Ciram.
› FONTE: Governo do Estado de SC