Velocistas passam bem pela estreia em Eugene.
A catarinense Tamiris de Liz e a carioca Vitória Cristina Rosa avançaram às semifinais dos 100 m, após classificação nas eliminatórias realizadas na noite desta terça-feira 22 no primeiro dia de disputas do Campeonato Mundial de Juvenis de Atletismo, no Estádio Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos. As semifinais serão nesta quarta-feira, a partir das 22 horas de Brasília.
Tamiris, medalha de bronze no Mundial de Juvenis de Barcelona, em 2012, obteve o tempo de 11.68 (0.3), com o segundo lugar na quinta série. Já Vitória passou com 11.60 (0.4), recorde pessoal, vencendo a terceira série.
"Poderia ter conseguido um tempo mais rápido, se não tivesse me desequilibrado na largada. Mesmo assim, foi o meu melhor resultado do ano", disse Tamiris. "Estou brava com isso e tenho certeza de vou acertar na semifinal", concluiu a atleta de Joinville.
Já Vitória estava bem feliz. "Consegui o melhor resultado da minha vida, mas não sei como consegui dominar o nervosismo. Estava tremendo na primeira largada, que acabou queimada", lembrou a velocista, referindo-se ao erro da equatoriana Angela Tenorio, campeã sul-americana, desclassificada. "Sei que posso melhorar mais na semifinal", completou a campeã brasileira da categoria, que tinha 11.61 como recorde pessoal.
Já a paulista Janaina Aparecida Fernandes não passou pela qualificação do salto em distância. Ele conseguiu 5,71 m (-0.3) como melhor resultado em sua primeira tentativa. Depois saltou 5,46 m (1.4) e 5,59 m (-0.4). A atleta havia sido quarta colocada no Mundial de Menores (até 17 anos) da Ucrânia, no ano passado.
Reunião da IAAF - O Conselho Executivo da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) reuniu-se no Valley River Inn, em Eugene. Entre as atividades, os dirigentes ouviram o pronunciamento dos organizadores do Campeonato Mundial de Pequim-2015 e dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.
A delegação brasileira foi representada por Agberto Guimarães, diretor executivo de Esportes, e por Sidney Levy, CEO da Rio 2016, que detalharam informações sobre as sedes do Atletismo na próxima Olimpíada, como o Estádio do Engenhão, Sambódromo (largada e chegada da maratona) e Parque do Flamengo (marcha atlética).
A reunião, comandada pelo presidente da IAAF Lamine Diack, contou com a participação do brasileiro Roberto Gesta de Melo, presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo e representante da área no Conselho Executivo.
› FONTE: Confederação Brasileira de Atletismo