foto: Daniel Pereira Cerca de 1,2 mil alunos de São José foram ao Centro Multiuso para a formatura do Proerd -
A solenidade de formatura foi realizada na noite desta segunda-feira (7) no Centro Multiuso.
Foi realizada na noite desta segunda-feira (7), no Centro Multiuso, a formatura de 1.292 estudantes de São José do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O projeto, desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina, tem como objetivo conscientizar as crianças e adolescentes sobre questões como drogas, violência e suas consequências. Os alunos que receberam os certificados representaram 49 turmas do 5° ano do ensino fundamental de 21 escolas do município.
Em clima de Copa do Mundo, o Centro Multiuso foi decorado com fitas, balões e bolas de futebol para receber as crianças. A animação ficou por conta dos instrutores do Proerd, que cantaram as músicas que levantaram a criançada. Para marcar a formatura, os alunos fizeram o juramento e se comprometeram a ficar longe das drogas e da violência.
A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, acompanhou a solenidade de formatura e destacou que o Proerd é resultado do esforço da Polícia Militar, das escolas, dos professores e das famílias que estão dando uma chance para as crianças.
O coordenador do Proerd, tenente-coronel Sidnei Schmidt, afirmou que estava muito feliz e satisfeito por estar formando novos alunos no município de São José para fazer parte da família Proerd. “Isso é o Proerd, é o compromisso de fazer boas escolhas. A prevenção é o caminho, declarou.
Já o comandante do 7° Batalhão da PMSC, tenente-coronel Emiliano Guesser, aproveitou a oportunidade para reforçar alguns conselhos para as crianças, como de lembrar sempre do conhecimento passado pelos instrutores, serem obedientes e não cair na tentação das drogas, além de respeitar os professores e serem disciplinados. “A Polícia Militar é uma instituição amiga e está aqui para proteger as crianças, os adultos, as instituições e as pessoas de bem” finalizou.
Para valorizar e incentivar as crianças, elas foram convidadas a escrever uma redação sobre o Proerd. Entre as melhores redações, foram sorteadas uma de cada instrutor e os alunos ganharam medalha, bola e um vale-compras. Também foram sorteadas 40 bolas e quatro bicicletas para os formandos.
A solenidade de formatura também foi acompanhada pelos pais e autoridades como a gerente Regional de Educação, Dagmar Diana Fava Pacher, a secretária municipal de Educação, Méri Hang, a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, a representante da Unimed, Luciane Flores, a representante da Carioca Calçados, Josiane Fernandes, instrutores do Proerd, diretores e professores.
› FONTE: Prefeitura de São José