Parte da praça XV tem de ser interditada para a realização dos trabalhos.
Após quase 70 dias de intensos trabalhos na revitalização e recuperação fitossanitária, a figueira da praça XV esta recebendo as última aplicações de sulfato de cobre e cal virgem nas suas lesões, na chamada dendrocirurgia. Além disso, estão sendo feitas as últimas limpezas fitossanitárias em seus ramos e no caule.
A limpeza fitossanitária, que está sendo executada com a ajuda de um elevador hidráulico (munck), consiste na retirada dos parasitas depositados nos ramos mais altos, o que seria praticamente impossível de alcançar sem a ajuda do equipamento. Por causa do uso do sistema elevatório, parte da praça tem de ser bloqueada durante a realização dos trabalhos.
A praça esteve parcialmente interditada nestas terça e quinta-feiras, excepcionalmente. Os trabalhos devem proseguir regularmente apenas nos finais de semana. Devem ser necessários mais cinco sábados e domingos até que os trabalhos estejam concluídos. O cronograma somente será alterado em caso de chuva.
Estes processos devem finalizar o trabalho de recuperação da árvore, que foi iniciado no mês de maio. Esta é a primeira vez que a figueira, que tem 143 anos, recebe um tratamento tão minucioso visando à sua proteção e prevenção contra o ataque de parasitas que prejudicam seu desenvolvimento.
Todo o trabalho de recuperação da figueira centenária está sendo executado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), em parceria com a adotante da praça, as Lojas Koerich. A supervisão está a cargo do biólogo Luis Pazine Figueiredo, da Floram.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis