A demora na implantação das regiões metropolitanas no estado ganhou destaque na sessão da tarde desta quarta-feira (2). “A Casa trata do tema há 20 anos”, declarou Darci de Matos (PSD), que lamentou a não-regulamentação da lei que criou 11 regiões metropolitanas em Santa Catarina.
O deputado questionou o gesto do Executivo, que enviou ao Legislativo projeto de lei criando a superintendência da região metropolitana da Grande Florianópolis. “Por que só a Grande Florianópolis, por que não Joinville”, perguntou Darci.
O deputado ainda ressaltou as perdas financeiras dos municípios conurbados, uma vez que vários programas do governo federal são dirigidos às regiões metropolitanas. “Nós estamos perdendo”, avaliou o representante de Joinville, que protocolou o Projeto de Lei Complementar nº 15/14, instituindo a região metropolitana do Norte/Nordeste e a respectiva superintendência. Para Gilmar Knaesel (PSDB), com a criação da estrutura, a região metropolitana da Grande Florianópolis “vai acontecer na prática”.
› FONTE: ALESC