82% dos entrevistados acreditam que o Brasil levantará a taça. Entre os mais pessimistas, 18%, a maior parte é formada por jovens. 62% dos brasileiros permanecerão fieis à sua camisa mesmo que o País seja eliminado em algum momento.
A análise foi realizada com base em duas metodologias da TNS, NeedScope, uma ferramenta para a avaliação das necessidades emocionais que capta as impressões dos brasileiros a partir de seis arquétipos como: emocionante, poderoso, dominante, competente, conexão e amigável e Conversion Model ferramenta para a avaliação da participação de cada time no coração dos brasileiros.
O brasileiro está otimista quanto à conquista do hexa, mas 18% dos entrevistados, principalmente os jovens são críticos em relação ao desempenho da equipe. Entre os entrevistados, 62% afirmaram que não torcerão para outras seleções caso o Brasil seja eliminado em algum momento. Quanto aos demais, 4 a cada 10 brasileiros escolherão Portugal para torcer e 3 a cada 10 optam pela Itália.
O apoio está relacionado com sua herança cultural. 13% da população brasileira tem uma origem portuguesa, 11% italiana, 6% espanhola e 5% alemã. A região sul do Brasil está disposta a apoiar também Argentina e Uruguai, os seus vizinhos mais próximos.
O levantamento revela também como os brasileiros percebem as seleções e se conectam emocionalmente com elas:
Brasil: está posicionado no segmento emocionante e amigável. De acordo com os entrevistados, a personalidade da equipe é animada, divertida amorosa, apaixonada e intensa. Eles consideram a seleção "verde e amarela" como uma equipe que joga de maneira criativa, que tem jogadores de alta qualidade, tem torcedores que apoiam o time e um técnico bem preparado.
França: é percebida pelos brasileiros como mais focada e disciplinada com jogadores respeitados, admirados, dedicadas e fiéis. A seleção francesa em geral é descrita como integrada e potente em campo.
Alemanha: é vista pelos brasileiros como inteligentes, analíticos e respeitados, focados e sérios. A seleção é percebida como integrada, forte na defesa e com o melhor formato.
Holanda: é vista pelos brasileiros como superior, determinada, não tem medo, forte sobre pressão, inteligente e analítica.
A final dos sonhos: Argentina também foi avaliada pelos Brasileiros e ambas as seleções apresentam características semelhantes e projetam uma imagem próxima. As diferenças estão enquanto o Brasil é visto como empolgado e persistente os Argentinos demonstram ser corajosos e não ter medo, além de um ataque mais ofensivo. No entanto, a criatividade e o fato de ter bons jogadores podem ser uma vantagem para o Brasil.
Os Mexicanos assim como os brasileiros são considerados um povo sociável e popular, porém mais sentimental e protetor. Acreditam que, assim como o Brasil, possui jogadores de alta qualidade, mas acham que os mexicanos se diferenciam por ter um time bem integrado, com jogadores jovens e descontraídos, vantagem essa que acabou resultando em empate no jogo Brasil e Mexico.
A partir das semi-finais o Brasil passa enfrentar seleções que foram apontadas pelo entrevistados como seleções que tem uma imagem emocional oposta ao Brasil, como é o caso de França, Holanda e Alemanha.
O estudo TNS Brasil além da Copa foi realizado por meio de entrevista com 968 entrevistas, em nível nacional, nos meses de maio e junho de 2014.
› FONTE: Tamer Comunicação