ONG de inclusão digital ensina técnicas de produção cinematográfica e forma turma nesta quinta-feira (03).
Uma das técnicas mais artesanais de produção de animações, o stop motion, foi o tema de um curso promovido pelo Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC) para uma turma de 12 crianças durante os meses de março a julho de 2014, na Organização Social Obras Sociais Dom Orione, no bairro Capoeiras, Florianópolis.
É a quarta turma oferecida sobre técnicas relacionadas à indústria cinematográfica - também foram ministrados cursos de storyboard e fotografia.
A técnica do stop motion consiste em fotografar cada movimento feito por bonecos ou em desenho, na proporção de 12 quadros por segundo, de forma que o filme fique contínuo aos olhos humanos.
Com uma infraestrutura montada a partir de patrocínio da Tractebel Energia, foi criado como projeto final uma animação de menos de um minuto, feita com personagens e cenário com peças de lego, que será apresentada na formatura do projeto, quinta-feira (03), às 15h, no mesmo local das aulas.
“Ao participarem dos cursos de stop motion, storyboard e fotografia, as crianças se tornam protagonistas da ação de criar e são reconhecidas pelo seu trabalho, o que estimula a vontade de aprender” explica a coordenadora do projeto, Cleusa Kreusch. As aulas aconteceram no contraturno escolar, do dia 11 de março ao dia 1 de julho e, até o fim deste ano, mais duas oficinas serão ministradas no mesmo espaço.
Mais informações e/ou inscrições pelo telefone (48) 3322-2020.
Serviço:
O que: Formatura do Curso de Stop Motion CDI-SC
Onde: Organização Social Obras Sociais Dom Orione, no bairro Capoeiras
Endereço: Rua Dib Cherem, 2698
Data: 03/07
Horário: 15h
› FONTE: Dialetto Comunicação Estratégica