Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto de lei pode garantir merenda orgânica nas escolas municipais de São José

Publicado em 30/06/2014 Editoria: São José Comente!


Foto Divulgação

Foto Divulgação

A merenda escolar faz parte da vida de praticamente quase todas as crianças e adolescentes que frequentam as escolas públicas. Para reforçar essa merenda e deixá-la mais saudável, nada melhor que incentivar e inserir produtos orgânicos nesse processo de alimentação. O consumo desses produtos além de saudável proporciona ao estado de Santa Catarina incentivar a agricultura familiar.

A introdução de alimentos orgânicos no ambiente escolar vem sendo uma alternativa positiva ao resgate da agricultura familiar, incentivando e valorizando o homem do campo. Círio Vandresen quando secretário de educação de São José implantou a merenda orgânica em grande parte das escolas municipais. Uma iniciativa que deu certo, segundo avaliação de administradores escolares, professores e merendeiras.

Para dar continuidade a esse projeto, o vereador de São José Chico Silvy, do PT, apresentou nesse mês de Junho um projeto de Lei regulamentando que 30% da merenda escolar na rede municipal sejam de produtos orgânicos.

O vereador Chico Silvy avaliou a experiência implantada por Círio como uma forma de gerar novas ações sustentáveis na região, preservando o meio ambiente e incentivando o poder público a adquirir do produtor local. Seu projeto prevê implantar gradativamente o sistema de alimentação orgânica no cardápio escolar. Começando com 10% no primeiro ano até chegar a 30% nos anos seguintes.

A alimentação orgânica além de muito saudável para a saúde de quem a consome é uma forma de incentivar o agricultor a continuar o cultivo desses produtos em suas propriedades locais, sem nenhum tipo de agrotóxico e assim também ajudando a manter a família no campo. Esse modelo além de oferecer uma alimentação correta para as crianças gera renda e trabalho para as famílias de agricultores.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários