Abertura é com Arquitetura da Destruição, documentário do sueco Peter Cohen
O Cineclube Pitangueira realiza em setembro o Ciclo Regimes Totalitários, com uma seleção de filmes que retratam manipulações ideológicas e documentam ditaduras. O filme de estreia é Arquitetura da destruição (Undergångens arkitektur), de Peter Cohen, com exibição na terça-feira, dia 3 de setembro, às 20 horas.
Arquitetura da Destruição é um documentário que trata do uso da arte e da estética pela Alemanha nazista. Foi lançado originalmente na Suécia em 1989. O filme apresenta a missão assumida pelos nazistas de "purificar" a terra alemã dos males que a assolavam, definindo aquilo que os nazistas chamaram de "corpo do povo da Alemanha". Com esse discurso, passaram a perseguir diversos grupos da sociedade, principalmente as pessoas com deficiências e os judeus, tratando-os como se fossem bactérias ou vírus.
Sobre o filme, o crítico de cinema e idealizador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Leon Cackof (1948-2011) escreveu: “Arquitetura da Destruição está consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania.”
Os outros filme previstos para o ciclo são A Onda (Die Welle), de Dennis Gansel (dia 10), O Dia que durou 21 anos, de Flavio Tavares (dia 17),Desterro e Novembrada, de Eduardo Paredes (dia 24).
O Cineclube Pitangueira funciona no Casarão da Lagoa e a entrada é gratuita. É uma realização da Cinemateca Catarinense com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema e com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.
O quê: Cineclube Pitangueira exibe Arquitetura da destruição (Undergångens arkitektur), de Peter Cohen.
Quando: terça-feira, 3 de setembro, às 20h.
Onde: Casa das Máquinas - Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição.
Quanto: gratuito
› FONTE: Funcine