Um estudo realizado pela consultoria Maksen, em parceria com o Insper e com o Lisbon MBA, chegou à conclusão que as empresas brasileiras exploram pouco o seu potencial de internacionalização, apesar da atuação das companhias terem crescido no exterior nos últimos anos.
O estudo mostrou que, das 50 maiores empresas no Brasil, somente 56% são internacionalizadas. Enquanto isso, nos Estados Unidos, 90% das companhias têm operações em outros países.
A pesquisa apontou como fator determinante a essa situação, a falta de cultura de internacionalização e o perfil conservador de alguns empresários brasileiros. Do total de entrevistados, 77% afirmaram que a falta de visão e orientação a processos de internacionalização, impacta diretamente a ida de algumas empresas para o exterior.
A orientação ao mercado interno é outra dificuldade apontada pela pesquisa. Aproximadamente 70% dos executivos entrevistados afirmaram que o Brasil é suficiente para o crescimento nos próximos anos, seja pela disponibilidade de recursos internamente, seja pelo potencial de crescimento do mercado consumidor.
› FONTE: Vejamos