Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Com presença da presidente Dilma e do governador Colombo, Pronatec forma 2 mil alunos em SC

Publicado em 06/06/2014 Editoria: Educação Comente!


A presidente Dilma Rousseff e o governador Raimundo Colombo participaram nesta sexta-feira, 6, em Florianópolis, da formatura de 2 mil alunos da rede estadual que concluíram cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estudantes de 37 cidades catarinenses participaram da cerimônia, no CentroSul.

Dilma Rousseff reforçou a importância do ensino técnico no país e incentivou os jovens a continuarem investindo na capacitação profissional. “Vocês devem pensar que essa conquista é só o começo. O Brasil vai precisar de vocês, por isso não deixem de estudar e de aprimorar o conhecimento”, disse a presidente.

Para a presidente, o Pronatec tem a função de ser um programa que não exclua ninguém que queira investir em um curso técnico, por isso o acesso é gratuito. Segundo a presidente, outros objetivos são oferecer melhor qualidade e cursos que atendam as demandas do mercado de trabalho de cada região do país. “O Pronatec precisa ser permanente e meu compromisso é aumentar o número de vagas”, falou Dilma ao informar que na próxima semana, será lançada a segunda etapa do programa.

O governador Raimundo Colombo destacou que Santa Catarina está entre os Estados que apresentam os melhores índices na Educação e que a evolução da história de desenvolvimento do Estado, passa pela qualidade do ensino técnico. “Mais do que uma vitória pessoal para cada um dos alunos, essa conquista também representa novas oportunidades de trabalho, renda e de ascensão social. Esse dinamismo só contribui para que os catarinenses evoluam cada vez mais em educação, e, consequentemente, em qualidade de vida”, afirmou Colombo.

A jovem Cassiane Aparecida da Silveira, de dezoito anos, era uma das formandas. Além de discursar em nome dos alunos, foi parabenizada pela presidente. Cassiane conta que, para realizar o sonho profissional, precisou vencer vários desafios: deixar a casa dos pais agricultores, em Alfredo Wagner, e atuar numa área, segundo ela, não muito comum entre o sexo feminino. Em dois anos, ela concluiu o curso de Técnico em Edificações, pelo Pronatec, já ingressou em outro de Tecnologia em Construção de Edifícios, no Instituto Federal e não pretende parar por aí. “Eu quero ir além e vou levar comigo as palavras que a presidente me disse, pra eu não parar de estudar, sei que no futuro vai valer à pena”, afirmou Cassiane.

Também participaram da cerimônia, entre outras autoridades, o ministro da Educação Henrique Paim e os secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps e da Assistência Social, Jorge Teixeira;

Pronatec em SC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para a população e garante auxílio para o transporte e lanche durante o período de duração das aulas. Para fazer a matrícula, o aluno pode procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os postos de atendimento do Sistema Nacional de Empregos (Sine/SC).

A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e podem participar alunos com idade a partir de 16 anos. Em Santa Catarina, os cursos são oferecidos por instituições como Senai, Senat, Senac, Senar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC). Entre os cursos mais procurados estão o de auxiliar administrativo, operador de computador, montador e reparador de computador, pedreiro, costureira, eletricista, vendedor, manicure e pedicure, mecânico de máquina de costura e recepcionista.

Em 2012, foram 20 mil inscritos em 245 municípios catarinenses, o que exigiu R$ 32 milhões de investimentos do governo federal em 237 diferentes cursos. Em 2013, foram 36,9 mil matriculados em 284 municípios, com investimento de R$ 59 milhões em 270 cursos diferentes.

Para 2014, estão previstas 97 mil vagas até o fim do ano em 270 diferentes modalidades de cursos. No total, 286 dos 295 municípios do Estado aderiram ao programa.

Em Santa Catarina, o programa é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Trabalho.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários