Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

ViraVida resgata autoestima de vítimas de exploração sexual em SC

Publicado em 05/06/2014 Editoria: Geral Comente!


Programa promove escolaridade de jovens de 14 a 21 anos (Foto: Heraldo Carnieri)

Programa promove escolaridade de jovens de 14 a 21 anos (Foto: Heraldo Carnieri)

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI, lançou nesta quinta-feira (05), em Florianópolis, o programa ViraVida. A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional do SESI, já é desenvolvida em outros Estados e busca promover a elevação da autoestima e da escolaridade de adolescentes e jovens, de 14 a 21 anos, com histórico ou em situação de abuso ou exploração sexual. Em Santa Catarina, o projeto, inicialmente, será oferecido na região da Grande Florianópolis.

O ViraVida atua por meio de um processo socioeducativo, baseado em cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas desses adolescentes e jovens. Os cursos contemplam a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica e noções de autogestão. Também asseguram aos alunos atendimento psicossocial, voltado à restituição de direitos, elevação da autoestima, construção de valores e fortalecimento de vínculos familiares.

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, este é um trabalho que precisa ser integrado, inclusive, com o poder público. "Santa Catarina não está fora desse cenário, que é preocupante. Os números revelam a necessidade de ações que tirem esses jovens das situações de risco. Iremos procurar as entidades que aqui apresentaram seu apoio para nos ajudar a desenvolver o ViraVida em Santa Catarina", disse Côrte. "Este é um problema mundial. Oferecemos aos adolescentes a oportunidade de resgatar suas vidas. É o pagamento de uma dívida da sociedade para com esses jovens", enfatizou o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.

Representantes do Sistema S, Governo do Estado, Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Promotoria de Justiça e Cidadania, Prefeitura de São José, Procuradoria geral de São José, Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, Secretaria de Assistência Social de São José, Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis e Sindicatos de indústrias participaram do lançamento e confirmaram apoio no desenvolvimento do ViraVida em Santa Catarina.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, Santa Catarina registrou 1,3 mil denúncias de violência sexual em 2013. Em 2014, até o mês de abril, já foram registrados 346 casos. Estima-se que apenas 20% do total de casos chegam ao conhecimento das autoridades.

ViraVida

Desde a implantação em 2008, mais de 4 mil jovens já passaram pelo ViraVida. Atualmente, o programa é desenvolvido em 20 estados, abrangendo 25 cidades. No total, 2,2 mil alunos concluíram os cursos e 1,1 mil estão em sala de aula. Dos formados, 1,4 mil estão inseridos no mercado de trabalho, enquanto o restante participa de processos de seleção e aperfeiçoamento profissional.

Em outros Estados, por exemplo, os cursos implantados abrangem as áreas de moda, imagem pessoal, turismo e hospitalidade, gastronomia, comunicação digital, administração e química, com carga horária que varia entre 700 e 950 horas/aula, conforme a modalidade.

Durante o evento, também foi firmado convênio para execução do projeto "Qualificação da oferta e consumo de pescado na alimentação escolar". A ação objetiva elevar o consumo de pescados entre crianças e adolescentes que estudam nas escolas públicas por meio da capacitação de merendeiras e gestores.

› FONTE: FIESC

Comentários