Comer fora no Brasil é 20% mais caro do que nos Estados Unidos, contudo, as empresas que atuam no segmento crescem de maneira expressiva, já que o mercado de trabalho tem mudado o cotidiano das pessoas. Prova disso é que atualmente 32,9% da população brasileira fazem suas refeições fora do lar.
Entre as categorias, os restaurantes por quilo (self service) são os que apresentam maior taxa de crescimento, hoje 20% do mercado de alimentação externa, além das tradicionais padarias, 11% do segmento, que juntas atendem à demanda gerada ao longo de todo o dia.
Quando avaliadas as classes sociais, o setor da sociedade que mais consome fora de casa é a classe A, com mais de 46% do valor. Já a classe E representou o pior resultado: apenas 11% das pessoas informaram frequentar restaurantes.
De acordo com o presidente do IFB, Tupa Gomes, diversos são os fatores que colaboram para esse resultado no cenário nacional.“Certamente o aumento da renda dos brasileiros nos últimos anos e a presença da mulher no mercado de trabalho, influenciaram para esse resultado. Se formos comparar, há dez anos, apenas 24% da população realizava as refeições fora de casa, o que comprova um crescimento expressivo do setor".
› FONTE: Vejamos