As instalações do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Grande Florianópolis, que substituirão o antigo São Lucas, em São José, estão pronta para atender até 90 adolescentes, sendo 70 em internação definitiva e 20 em internação provisória. A instituição deve iniciar as atividades ainda neste mês.
"Concluímos a obra, uma estrutura bem completa para recuperação e reinserção dos adolescentes, e queremos no menor tempo possível entregar este espaço para a sociedade catarinense. Trata-se de um equipamento que vai prestar um grande serviço para a comunidade", destacou o governador Raimundo Colombo.
O novo centro tem 8,4 mil metros quadrados de área construída de forma modular, dividida em blocos. Além da área administrativa, alojamentos e apoio operacional (lavanderia e almoxarifado), a unidade terá ambulatório, salas de aula, oficinas profissionalizantes, teatro, ginásio de esporte, centro ecumênico, sala multiuso e quadra polivalente. Os investimentos realizados somam aproximadamente R$ 12 milhões.
O local contará com o trabalho de 218 profissionais que estão em fase final de treinamento. O novo espaço também está recebendo mobílias e os últimos equipamentos.
"O Case é uma estrutura de relevância extrema para a sociedade catarinense, principalmente para o sistema de atendimento ao adolescente em conflito com a lei. O novo espaço, com suas 90 vagas, vai suprir o déficit desse tipo de vagas na Grande Florianópolis", acrescentou o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Sady Beck Júnior.
A instituição está localizada nas margens da BR-101, no mesmo local que abrigava o São Lucas, interditado em dezembro de 2010 pela Justiça. Em 2011, o Governo do Estado demoliu a antiga estrutura e aproveitou o terreno para a construção da nova unidade de atendimento, cujas obras tiveram início em 2012.
› FONTE: Governo do Estado de SC