Os números ainda não estão fechados, mas a estimativa é de que cerca de 700 atletas devam participar da etapa estadual dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), no período de 18 a 22 de junho, em Blumenau.
“Temos até quinta-feira (dia 5) para fecharmos os números de inscritos, mas acreditamos que fiquem próximos disso, com cerca de 32 municípios participantes”, disse João Cascaes, coordenador-técnico da competição, que é promovida pela Fesporte em parceria com a prefeitura de Blumenau.
Os Parajesc são destinados a estudantes-atletas com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) que disputarão as modalidades de atletismo, bocha paralímpica, goalball, futebol cinco (DV) e futebol sete (atletas com paralisia cerebral), além de judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
A criação dos Parajesc ocorreu em 2009, com a finalidade de promover o esporte escolar adaptado para estudantes com deficiência. Os campeões das modalidades representam a seleção de Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares, realizadas anualmente em novembro, em São Paulo.
› FONTE: Governo do Estado de SC