A partir das 10 hs desta terça-feira (03), em Brasília, ocorre a votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, do projeto que autoriza o financiamento entre a Prefeitura de Florianópolis e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de aproximadamente U$ 59 milhões (cerca de R$ 130 milhões), para investimentos na área da educação.
O convênio firmado entre a Prefeitura de Florianópolis e o BID é o primeiro que o organismo financeiro internacional estabelece com uma administração municipal brasileira para investimentos em educação. Como ele prevê contrapartida da Prefeitura igual ao volume de recursos aplicado pelo BID, o aporte financeiro na área educacional será, no total, de aproximadamente R$ 260 milhões.
As verbas serão integralmente utilizadas na construção de 25 novos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDI) e de dois grandes centros de educação integral (no Norte e Sul da Ilha), na modernização das salas de aula e na capacitação de professores e educadores. Em sua página na Internet (CLIQUE AQUI), aliás, o próprio BID destaca que o financiamento irá beneficiar mais de cinco mil crianças que vivem em Florianópolis.
“Enquanto muitas prefeituras buscam financiamentos para obras e asfalto, a nossa administração trabalha em prol da formação das crianças e adolescentes”, ressaltou o prefeito.
Ao assumir a Prefeitura de Florianópolis, no entanto, Cesar Júnior encontrou o processo do financiamento parado havia um ano, devido a sete restrições de crédito por parte da Prefeitura. Tais restrições tinham a ver com dívidas e problemas em prestações de contas, entre outras pendências de vários órgãos da administração. Somente depois de muito trabalho para superar todos os obstáculos foi que a administração municipal conseguiu retomar o processo.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis