Orçado em R$ 1,4 milhão, projeto de macrodrenagem realizado pela Prefeitura mapeia os pontos críticos para oferecer uma solução a longo prazo.
Para resolver os problemas causados por inundações, que há muitos anos é motivo de preocupação de diversas comunidades palhocenses, a prefeitura está elaborando um projeto de macrodrenagem.
Diferente das medidas paliativas tomadas nos últimos anos, a atual administração investe em uma solução definitiva para a questão. Em fase de finalização, foi investido R$ 1,4 milhão para desenvolver o projeto, que fará a gestão das águas pluviais do município.
Realizado pela Secretaria de Planejamento e Infraestrutura, o planejamento prevê obras preventivas para o sistema de drenagem de todo o município. Serão realizados serviços no sistema de microdrenagem, que compõe malha viária pavimentada, e nas bacias hidrográficas, compostas por rios e canais, numa área compreendida entre o Rio Imaruim, na divisa com São José, e o Rio Cubatão, considerado o marco delimitador do perímetro urbano.
Eduardo Freccia, diretor geral de Planejamento e Infraestrutura, revelou que o estudo vai traçar um diagnóstico da atual situação do sistema de drenagem em Palhoça.
“É um profundo raio-X do quadro existente, especificando possíveis pontos de alagamento e escoamento das águas”, destacou Freccia. Esse relato técnico será encaminhado à análise da Caixa Econômica Federal em breve e, na sequência, será elaborado o projeto de macro drenagem, com as alternativas mais adequadas para o mapa pluvial de Palhoça.
Concluído todo o projeto, a prefeitura buscará os recursos financeiros necessários para garantir a realização das obras.
› FONTE: Prefeitura de Palhoça