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Governo de SC estabelece critérios para perfis institucionais

Publicado em 29/05/2014 Editoria: Política Comente!


foto: Divulgação

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O Governo de Santa Catarina avança no aperfeiçoamento de suas políticas para a comunicação em mídias digitais. A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) lançou, no mês de maio, uma série de documentos que estabelecem critérios e recomendações de boas práticas para a atuação da administração pública estadual nas redes sociais.

Foram produzidos seis manuais voltados para profissionais de comunicação e assessores de imprensa do Governo do Estado. Os guias estão disponíveis no site da Secom para consulta pública: http://sc.gov.br/index.php/secom-manuais.

São válidos para qualquer secretaria, fundação, autarquia ou empresa da estrutura do Governo. A divulgação dos conteúdos se deu por e-mail marketing e os servidores participarão de um treinamento via webconferência.

O documento mais abrangente é o Perguntas e Respostas Frequentes (ou “FAQ”) para Redes Sociais, que dá orientações para a criação e gestão de perfis institucionais. Foram reunidas 19 questões levantadas pela Secom por meio de uma pesquisa com os assessores da administração pública estadual, acrescidas de outros assuntos importantes observados na prática.

Entre os temas, estão: gestão de redes sociais, produção de conteúdo, relacionamento com o público, gestão de crise, campanhas de mídia, entre outros.

Além do FAQ, foram produzidos documentos de Definição e Linha Editorial para as principais redes sociais do Governo de Santa Catarina gerenciadas pela Secom: Facebook, Twitter (da Secom e do Governo de SC), Google + e YouTube. Estão explicados os usos de cada rede, propósito, equipe, público, objetivos, conteúdos e formatos sugeridos, fontes, métricas e relacionamento. São abordadas as particularidades das redes, como uso de hashtags (), retuítes ou compartilhamentos e ferramentas úteis.

Apesar de tratar especificamente de rotinas operacionais, esses manuais estão disponíveis para consulta pública para garantir a transparência do processo e para contribuir com sugestões ao mercado e aos profissionais da área, caso tenham interesse.

A proposta da criação desses materiais é formalizar e orientar a atuação do Governo de SC em redes sociais, uma das atribuições da Diretoria de Novas Mídias na Secretaria de Comunicação.

Estabelecida em 2012, a diretoria teve entre suas principais conquistas o lançamento do novo portal do Governo de SC, a criação de um guia para modernização dos sites da administração pública estadual, ações de mídia digital, mensuração de métricas e monitoramento, e interação com o mercado digital local e nacional.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

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