Com patrocínio da Petrobras, esporte conquista terceira medalha na competição. É o primeiro ouro do judô feminino em mundiais
Com um ippon em apenas 50 segundos de luta, a carioca Rafaela Silva, nascida na Cidade de Deus, conquistou nesta quarta-feira (28) a inédita medalha de ouro para o judô feminino do Brasil em um Mundial. Ela derrotou a americana Marti Malloy na decisão da categoria até 57kg. A competição está sendo disputado no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, até 1º de setembro. Esta foi a terceira medalha do Brasil. Na segunda (26) Sarah Menezes havia ganhado o bronze na categoria até 48kg, na terça (27), Erika Miranda levou a prata até 52kg. A Petrobras é uma das patrocinadoras do Mundial do Rio.
Rafaela Silva já havia subido ao pódio em uma edição anterior do Mundial. Em 2011 ela foi prata, em Paris. A judoca é uma das atletas oriundas do Instituto Reação, liderado pelo ex-atleta Flávio Canto, projeto que também conta com o patrocínio da Petrobras.
"Hoje eu mostrei que a vitória não depende de cor, nem de dinheiro, depende da garra que você tem para buscar uma medalha. Ainda nem parei para pensar que eu sou campeã mundial, que eu estou escrevendo história no judô brasileiro. Agora vou treinar duro, manter meu treino forte para conseguir a vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, aqui na minha casa", disse Rafaela Silva, que nos Jogos de Londres acabou eliminada na segunda luta.
Além de Rafaela, outros dois brasileiros competiram nesta quarta-feira. A brasiliense Ketleyn Silva foi eliminada nas oitavas de final da disputa até 57kg e o paulista Bruno Mendonça caiu na terceira luta até 73kg. Nesta quinta-feira o Mundial de Judô continua com a disputa de mais dois pesos: Katherine Campos luta na categoria até 63kg, e Victor Penalber, até 81kg.
Petrobras e o judô
Ao longo dos próximos quatro anos a Petrobras vai investir R$ 20 milhões no judô. O patrocínio faz parte do Plano Brasil Medalhas, do Governo Federal, que tem o objetivo de colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Entre as contrapartidas do patrocínio está a aplicação da marca nos uniformes da Seleção Brasileira, no site da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), na sede, no ônibus oficial dos atletas, em ações promocionais e em todas as competições nacionais organizadas pela CBJ, incluindo o Mundial do Rio.
Além do judô, a Petrobras apoia desde 2011, dentro do Programa Petrobras Esporte & Cidadania e por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, as modalidades boxe, esgrima, levantamento de peso, remo e taekwondo. O objetivo principal do patrocínio é oferecer as melhores condições para o desenvolvimento dos atletas das cinco modalidades contempladas para que o Brasil seja bem representado nas principais competições internacionais.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)