As crianças brasileiras são mais ativas na internet do que a média. É o que diz a pesquisa “Kids of Today and Tomorrow – Um Olhar Bem Próximo Sobre Essa Geração”, divulgada nesta terça-feira (27).
Segundo os dados, no Brasil, 85% das crianças têm conta de e-mail e 86% usam redes sociais. Já a média global para esses dois quesitos é, respectivamente, 67% e 61%.
Feito pela Viacom, o estudo abordou 6.200 crianças, entre nove e 14 anos, de 32 países. Também foram realizadas entrevistas com especialistas em comportamento e com pais. A Viacom não informou de quais cidades e classes econômicas pertencem as crianças.
Além de conectadas, o estudo mostrou também que as crianças são autoconfiantes, pés no chão, protegidas, orgulhosas de seu país e pensam mais em “nós” do que no “eu”.
No Brasil, 92% dos entrevistados se sentem muito felizes –enquanto a média global é de 88%. Em todo o mundo, as principais atividades que contribuem para essa felicidade são: passar tempo com os amigos e a família, sair de férias, usar a internet etc.
As crianças brasileiras também são menos estressadas: 21% delas afirmam que se consideram estressados, contra 24% da média global.
Outro fator analisado foi o humor. 72% dos entrevistados brasileiros afirmam que usam o bom humor para fazer as coisas “do seu jeito”. A média global é de 62%.
Crianças elegeram a família como principal fonte de inspiração. Em seguida estão: melhor amigo, professores, eles mesmos e outros amigos. Em contrapartida, o estudo apontou que 81% das crianças e jovens no Brasil se sentem superprotegidas pelos pais.
Em relação ao país onde vivem, 93% os brasileiros mostraram-se orgulhosos do seu país. Eles também acreditam que podem ajudar as pessoas e o mundo ao seu redor: 91% dos brasileiros declararam que “Meu grupo de idade tem o potencial de mudar o mundo para melhor”.
› FONTE: Vejamos