=Envolvidos em dramas familiares, abandono ou perda de pais, mais de 30 jovens de 14 a 18 anos da Grande Florianópolis que estão sob a tutela do Estado compartilham a expectativa de um momento decisivo em suas vidas. Ao chegar à maioridade eles serão obrigados a deixar as casas de acolhimento onde vivem e assumirão sozinhos o comando de suas vidas.
Para gerar oportunidades a esses jovens, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) lançaram o Programa Novos Caminhos.
Na próxima segunda-feira (26), as três entidades assinam o termo que adiciona a Grande Florianópolis ao projeto, que está em andamento em outras regiões, como Oeste, Norte e Vale do Itajaí. A assinatura do termo ocorre na FIESC, em ato que se inicia às 8h30min.
Segundo dados do Tribunal de Justiça, em Santa Catarina cerca de 470 jovens de 14 a 18 anos estão em casas de acolhimento. Eles podem acessar o Novos Caminhos, cuja etapa inicial consiste em orientação profissional, oferecida pelo IEL.
Nesta fase, são identificadas necessidades de formação dos estudantes e os alunos conhecem as opções de cursos do SENAI. Na segunda etapa, os jovens são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do SESI ou a um curso técnico ou de aprendizagem industrial que optarem no SENAI.
Serviço:
Assinatura do termo de adesão da Região da Grande Florianópolis ao Programa Novos Caminhos
Segunda-feira, dia 26 - 8h30min
Na FIESC (rod. Admar Gonzaga, 2.765 - Itacorubi)
› FONTE: FIESC