esta quinta-feira, 15, Dia Nacional de Controle à Infecção Hospitalar, Santa Catarina tem bons motivos para comemorar. De acordo com a Coordenação Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) da Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina é um dos estados brasileiros que melhor notifica as infecções Primárias de Corrente Sanguínea (IPCS) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Isso se deve à atuação das Comissões de Controle de Infecção dos hospitais e a presente atuação da Ceciss, que oferece capacitação e apoio técnico e científico às unidades.
Outro motivo é estarmos abaixo da média nacional em densidade de incidência (DI) de infecção confirmadas em laboratório. Em 2011 e 2012 na UTI adulto, Santa Catarina registrou as médias de 3.6/1000/CVC dia e 4.3/1000/CVC dia, respectivamente, enquanto a média brasileira ficou, no mesmo período, em 6.2/1000/CVC dia e 5.7/1000/CVC dia.
Em Santa Catarina, 43 hospitais, sendo 17 da rede pública de saúde, totalizando 925 leitos de UTI, estão incluídos na estatística que indica níveis inferiores à média nacional de notificações com confirmação laboratorial. “São notificadas as densidades de incidência de infecção (DI) para o número de dias de Cateter Venoso Central (CVC) utilizado nas UTI durante o ano.
O objetivo de conhecer a ocorrência de infecções nos hospitais brasileiros é para estabelecer medidas de controle e redução dessas infecções", explica Ida Zoz de Souza, coordenadora Estadual de Controle de Infecções em Serviços de Saúde.
› FONTE: Governo do Estado de SC