Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

"A vida como ela é: arregace suas mangas" - artigo de Ana Eduarda

Publicado em 28/08/2013 Editoria: Cultura Comente!


“A vida como ela é” é uma série de crônicas de Nelson Rodrigues que virou seriado de TV apresentado pela primeira vez na década de 1990. As histórias retratam exatamente isso, o cotidiano da sociedade carioca, sob o olhar indiscreto e atento do jornalista, dramaturgo e escritor. Aproveitando esse gancho e título, observando as pessoas à sua volta – ou seja, a vida como ela é – Ana Eduarda, autora de romances e executiva da área de Tecnologia de Informação, fala sobre o processo nada fácil de transformação dos sonhos em realidade, no formato de sete artigos.

O primeiro artigo falou de sonhos, depois veio o planejamento, execução e por fim as frustrações da vida. Hoje, no quinto artigo da série, Ana Eduarda fala de persistência e dedicação. Vamos tentar entender “a vida como ela é”?

 

Persistência e Dedicação

Persistência, do verbo persistir, perserverar, que é a qualidade de conservar-se firme e constante. É continuar, perdurar... Bonito, não? E eu fico me perguntando se é possível perdurar e conservar-se constante sem dedicar-se a tal causa. Foi por isso que resolvi falar destas duas características juntas.

Quando penso neste assunto, logo pipocam em minha mente alguns exemplos clássicos de pessoas comuns que por algum motivo misterioso se destacaram da média em suas áreas de atuação. Lembrei da história de alguns escritores que passaram anos e anos à procura de um espaço para lançar suas ideias e hoje são “best sellers” renomados; atletas maravilhosos que quebraram paradigmas do esporte e hoje são modelos; médicos e pesquisadores que encontraram respostas que mudaram o rumo humanidade e hoje salvam milhares de vidas.

Mas não é necessário ir tão longe para encontrar esses exemplos. Basta olhar à nossa volta e observar crianças na escola, ou seus colegas de trabalho. Por que uns se destacam e outros não?

Afinal, o que é que diferencia essas pessoas? Eis a pergunta de um milhão de dólares.

Acredito que há muitas coisas que diferencie os vencedores dos fracassados. Realmente há espaço para discorrer páginas e páginas sobre este assunto, entretanto, dando sequência ao processo de transformação dos nossos sonhos em realidade, eu resolvi pinçar essas duas palavras mágicas: persistência e dedicação.

Ao ser constante e continuar naquele caminho que escolhemos, é preciso dedicar-se ao máximo, continuar fazendo com qualidade, abnegação, carinho. É ser devotado. Pois não adianta persistir e fazer as coisas de qualquer jeito. Num dos artigos passados desta série, eu já havia comentado que os nossos objetivos de vida merecem respeito, merecem o nosso melhor. É preciso fazer com amor.

Quando se fala de um pai dedicado ou um filho dedicado ou um funcionário dedicado, nossa mente já nos transporta automaticamente para imagem de uma pessoa cuidadosa, que realmente se importa com o que está fazendo.

Imaginem por exemplo uma bailarina, flutuando no alto das pontas de seus pés. Fácil, não? E as piruetas, a eterna obsessão pelos 32 “fouettés”, já ouviram falar? É necessário uma vida de dedicação para chegar neste ponto e uma persistência sem igual.

Persistência e dedicação também têm relação com repetição. Seja qual for a sua área, o ato de repetir e aprimorar nos leva à conquista do objetivo. Como citei anteriormente, se o seu sonho é ter uma silhueta mais esguia, é necessário algum tipo de regime e condicionamento físico. Mas isso se dará ao longo do tempo, sempre repetindo e melhorando sua dieta. Se seu sonho é ser ator, lembra-se que eu comentei que toda aula seria uma “grand première”? É exatamente isso... quantas vezes você deverá repetir os exercícios de voz, de postura e de interpretação para aprimorar sua performance? Incontáveis.

Acredito piamente que este processo é um círculo virtuoso: você persiste e se dedica, obtém um certo resultado o qual, por vezes, pode ser frustrante. Nós já falamos de frustração, e sabemos que não é fácil. Mas sua força de vontade vai gerar mais energia, que te faz repetir, persistir e se dedicar. E assim construimos um espirial positivo. Tem derrotas no meio do caminho? Com certeza. Mas os vencedores aprendem com seus erros e crescem nas derrotas, aprendendo a ser melhor a cada passo que dão.

Entretanto, assim como o mundo está cheio de exemplos fantásticos, também está repleto de gente que passa a vida tentando... e tentando... e tentando.... A vida como ela é: persistir e se dedicar é parte da equação, ainda não basta. No próximo encontro, vamos falar de disciplina, por isso, aregace suas mangas, mantenha seu sonho bem vivo em você, pois nós estamos quase chegando lá.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários