Sesc divulga a programação completa do evento, que traz para Florianópolis 30 dias de arte e cultura, com apresentações gratuitas de teatro, dança, música e intervenções urbanas
De 1º a 30 de setembro, Florianópolis sedia a 10ª edição do Festival Palco Giratório Sesc, maior evento de artes cênicas do estado. Teatro, dança, circo, música e intervenções urbanas integram a programação, que inclui ainda oficinas e debates, enfocando o fazer cênico nas suas mais variadas linguagens e formas de expressão. No total, estarão em cartaz 33 espetáculos de 11 estados brasileiros (SC, RS, PR, RJ, SP, MG, PE, ES, MA, GO, BA).
Durante o festival, as 18 companhias que circulam o Brasil no Palco Giratório 2013, se apresentam na capital catarinense, além de convidados locais e nacionais, como o grupo Cemitério de Automóveis, de São Paulo, que abre o evento com a peça “Borrasca”, de Mário Bortolotto e com o show Saco de Ratos. Toda a programação é gratuita e ocorre no Teatro do Sesc Prainha, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Largo da Alfândega e em espaços públicos.
O projeto nacional do Sesc, já consolidado no cenário cultural brasileiro, leva neste ano 732 apresentações artísticas para 133 diferentes cidades - muitas delas de forma simultânea, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto e são criteriosamente selecionadas para participar e itinerar pelo Brasil afora com seus espetáculos e manifestações artísticas.
Esta edição faz uma homenagem ao ator Ilo Krugli, do Teatro Vento Forte - grupo quadragenário e com destacada importância no âmbito do teatro infantil. Ele participa de um Circuito Especial e estará em Florianópolis no segundo final de semana do festival, com o espetáculo “História de lenços e ventos”, um divisor de águas no teatro infantojuvenil brasileiro, e como convidado do Debate Pensamento Giratório.
O evento também chama a atenção por contar com cinco monólogos. Entre eles, “O Filho Eterno” (RJ) que ganhou o prêmio Shell de melhor ator em 2011. Outra novidade é a estreia da modalidade cênica Intervenção Urbana, que trará para as ruas centrais da cidade as performances “Pingos&Pigmentos”, do Coletivo Construções Compartilhadas, da Bahia e “Instantes Urbanos”, do grupo Fulanos de Bota, do Rio de Janeiro. Na primeira, guarda-chuvas de cor vibrante corrompem a paisagem. A segunda, é realizada em faixa de pedestres com o objetivo de interferir no movimento cotidiano proporcionando um instante de teatralidade e poesia em meio à paisagem urbana.
Os ingressos gratuitos podem ser retirados na semana que antecede a sessão, na Central de Atendimento do Sesc Florianópolis (Prainha) ou na bilheteria do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Também serão distribuídos uma hora antes do evento, no local da apresentação, mediante disponibilidade. A agenda completa pode ser consultada empalcogiratoriosc.com.br. As inscrições para oficinas devem ser feitas pelo email [email protected], informando nome completo e telefone do interessado.
Aldeias
Além da Capital, a programação cultural se intensifica nas “aldeias” instaladas em Jaraguá do Sul e Joinville, na primeira quinzena de setembro. A proposta da “aldeia” é ser um “mini-festival”, levando às cidades um pouco do Palco Giratório, e integrando com artistas locais. Atualmente, há 42 aldeias no país que funcionam em rede integradas e conectadas pelos circuitos do Palco Giratório. Em Santa Catarina, este ano já foram realizadas Aldeias Palco Giratório em Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, Tubarão, Chapecó e Lages.
Programação Festival Palco Giratório em Florianópolis
31/08 (sábado), às 11h: Pré-evento - Música - Casa de Santo (Florianópolis/SC). Local: Esquina Democrática - Classificação Livre
01/09 (domingo), às 20h: Abertura - Teatro - “Borrasca”, com Cemitério de Automóveis (São Paulo/SP). Local: TAC - Classificação indicativa: 14 anos
01/09 (domingo), às 21h: Música - Saco de Ratos, com Cemitério de Automóveis (São Paulo/SP). Local: TAC - Classificação indicativa: 14 anos
03/09 (terça-feira), às 19h30: Teatro - “O Filho Eterno”, com Cia. Atores de Laura (Rio de Janeio/RJ). Local: TAC - Classificação indicativa: 12 anos
04/09 (quarta-feira), às 20h: Debate Pensamento Giratório, com Cia. Atores de Laura (Rio de Janeiro/RJ). Local: Teatro do Sesc Prainha - Classificação Livre
05/09 (quinta-feira), às 17h: Teatro “As Aventuras de uma Viúva Alucinada”, com Mamulengo de Cheiroso (Aracaju/SE). Local: Largo da Alfândega – Classificação Livre
05/09 (quinta-feira), às 20h: Teatro “Cucaracha”, com Cia. Teatro Independente (Rio de Janeiro/RJ). Local: TAC – Classificação indicativa: 14 anos
06/09 (sexta-feira), às 20h: Teatro - “História de Lenços e Ventos”, com Teatro Ventoforte (São Paulo/SP) – Local: TAC - Classificação Livre
07/09 (sábado), às 18h: Debate Pensamento Giratório, com Ilo Krugli do Teatro Ventoforte (São Paulo/SP). Local: Sala Multiuso do Sesc - Classificação Livre
07/09 (sábado), às 20h: Dança - “Objeto Gritante”, com Mauricio de Oliveira & Siameses (São Paulo/SP). Teatro do Sesc Prainha - Classificação Livre
07 e 08/09 (sábado e domingo), 14h às 18h: Oficina Poéticas de Multidão: {Pingos & Pigmentos}, com Rita Aquino (Salvador/BA). Local: Sala Multiuso do Sesc – Classificação Indicativa: 14 anos
08/09 (domingo), às 22h: Teatro - “Luis Antonio – Gabriela”, com Cia Mungunzá (São Paulo/SP). Local: TAC – Classificação: 16 anos.
08, 15, 22 e 29/09 (domingo), 9h às 12h: Oficina Criação Coletiva na Rua, com Teatro em Trâmite (Florianópolis/SC). Local: Casa Vermelha (Conselheiro Mafra, 590). Classificação Livre
09/09 (segunda-feira), às 12h: Intervenção Urbana - {Pingos&Pigmentos}, com Coletivo Construções Compartilhadas (Salvador/BA). Local: Largo da Alfândega - Classificação Livre
09/09 (segunda-feira), às 20h: Teatro “Um Príncipe chamado Exupéry”, com Cia. Mútua (Itajaí/SC). Local: Teatro Sesc Prainha – Classificação: 12 anos
10/09 (terça-feira), às 19h30: Teatro - “Barrica Poráguabaixo” (Chapecó/SC). Local: TAC- Classificação Livre
11/09 (quarta-feira), às 18h: Teatro “Duas Mulheres em Preto e Branco”, com Remo e Produções Artísticas (Recife/PE). Local: Teatro Sesc Prainha – Classificação: 14 anos
11/09 (quarta-feira), às 20h: Teatro - “Insone”, com Grupo Z de Teatro (Vitória/ES). Local: TAC - Classificação 12 anos
12/09 (quinta-feira), 18h e 20h: Teatro - “Duas Mulheres em Preto e Branco”, com Remo e Produções Artísticas (PE). Local: Teatro Sesc Prainha - Classificação: 14 anos
13 e 14/09 (sexta-feira e sábado), às 20h: Teatro - “Divinas”, com Duas Companhias (Recife/PE). Local: TAC – Classificação: 10 anos
14/09 (sábado), às 20h: Teatro - “O Incrível Ladrão de Calcinhas”, com Trip Teatro (Rio do Sul/SC). Local: Teatro Sesc Prainha - Classificação: 12 anos
15/09 (domingo), às 15h: Teatro - “O Patinho Feio”, com Gats Teatro (Jaraguá do Sul/SC). Local: TAC - Classificação Livre
15/09 (domingo), às 20h: Música - “Viola de Gamba”, com Juán Quintana (Argentina/Espanha). Local: Teatro Sesc Prainha - Classificação Livre
17, 18, e 19/09 (terça, quarta e quinta-feira), às 12h: Intervenção Urbana “Instantes Urbanos”, com Fulanos de Bota (Rio de Janeiro/RJ). Local: Centro - Classificação Livre
17/09 (terça-feira), às 19h30: Teatro “O Miolo da Estória”, com Santa Ignorância Cia. de Artes (São Luis/MA). Local: TAC - Classificação: 12 anos
18/09 (quarta-feira), às 20h: Teatro “O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só”, com Cia. Rústica (Porto Alegre/RS). Local: TAC - Classificação: 14 anos
19/09 (quinta-feira), às 20h: Rede Sesc de Teatro “A Descoberta das Américas”, com Júlio Adrião (Rio de Janeiro/RJ). Local: Teatro Sesc Prainha - Classificação: 14 anos
20/09 (sexta-feira), às 20h: Teatro “O Malefício da Mariposa”, com Ave Lola Espaço de Criação (Curitiba/PR). Local: TAC - Classificação Livre.
21/09 (sábado), às 20h: Teatro “Amor Confesso”, com Cia. Falácia (Rio de Janeiro/RJ). Local: Teatro Sesc Prainha - Classificação: 10 anos
22/09 (domingo), às 20h: Teatro “La Perseguida”, com Teatro VagaMundo (Santa Maria /RS). Local: Teatro Sesc Prainha - Classificação Livre
23/09 (segunda-feira), 10h às 13h e 14h às 17h: Oficina “Que tipo de arte você realmente está a fim de produzir?”, com Dimenti (Salvador/BA). Local: Sala Multiuso do Sesc – Classificação: 14 anos
23/09 (segunda-feira), às 12h: Teatro “Amor por Anexins”, com Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC). Local: Largo da Alfândega - Classificação Livre
23/09 (segunda-feira), às 20h: Teatro “Baden Baden”, com Coletivo Baal (Florianópolis/SC). Local: Teatro Sesc Prainha – Classificação 14 anos
24/09 (terça-feira), às 12h: Teatro “Julia”, com Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC). Local: Largo da Anfândega - Classificação: 12 anos
24/09 (terça-feira), às 19h30: Dança “Tombé”, com Dimenti (Salvador/BA). Local: TAC - Classificação Livre
25/09 (quarta-feira), às 20h: Teatro “A Galinha Degolada”, com Teatro em Trâmite e Persona (Florianópolis/SC). Local: TAC - Classificação: 14 anos
26/09 (quinta-feira), às 15h: Teatro “A Pereira da Tia Miséria”, com Núcleo Ás de Paus (Londrina/PR). Local Largo da Alfândega. Classificação Livre
26/09 (quinta-feira), às 20h: Teatro “Boi”, com SerTão Teatro Infinito Cia. (Goiânia/GO). Local: Teatro Sesc Prainha – Classificação 14 anos
27/09 (sexta-feira), às 20h – Teatro “Pavlov”, com Teatro em Trâmite (Florianópolis/SC). Local: Teatro Sesc Prainha - Classificação 12 anos
28/09 (sábado), às 20h: Teatro “Simbá, o Marujo”, com Trupe de Truões (Uberlândia/MG). Local: TAC - Classificação Livre
29/09 (domingo), às 20h: Teatro “Livres e Iguais”, com Teatro Sim Por que não?! (Florianópolis/SC). Local: TAC – Classificação Livre
30/09 (segunda-feira), às 16h: Teatro e Circo - Encerramento: Cortejo - Saída do Largo da Catedral. Classificação Livre
Endereços:
Teatro Álvaro de Carvalho: R. Mal. Guilherme, 26 - Centro
Teatro Sesc Prainha: Trav. Siryaco Atherino, 100 - Centro
Largo da Catedral: Rua Arcipreste Paiva, s/n° - Centro
Largo da Alfândega: Rua Conselheiro Mafra, s/n° - Centro
Esquina Democrática: Rua Felipe Schmidt com Rua Mal. Deodoro
Ingressos:
Distribuição gratuita na semana do espetáculo. Sujeito à lotação.
Teatro Sesc Prainha: ingressos na Central de Atendimento do Sesc.
Teatro Álvaro de Carvalho: ingressos na bilheteria.
SINOPSES
ESPETÁCULO / GÊNERO |
SINOPSE |
A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS |
A peça conta a história de um “Zé ninguém” chamado Johan Padan. Rústico, malandro e fanfarrão ele se vira contando vantagens, sempre em fuga da fogueira da Inquisição, e embarca em Sevilha numa das Caravelas de Cristovão Colombo. No Novo Mundo, o nosso herói sobrevive a um naufrágio, testemunha a matança, aprende a língua dos nativos, é preso, escravizado e quase engolido pelos índios antropófagos. Safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como Filho da Lua, ele treina e guia os índios num exército de libertação que acaba caçando os espanhóis invasores. |
A GALINHA DEGOLADA |
O que acontece para os pais chegarem ao ponto de tratar suas crianças como “os filhos idiotas”? E o que ocorre quando, após o nascimento de quatro filhos portadores de doença mental incurável, nasce uma menina não acometida pela doença? Guiado por esses questionamentos se constrói A Galinha Degolada. |
A PEREIRA DA TIA MISÉRIA |
A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria que todas as pessoas temem, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria decide viver, ingenuamente procurando pelo seu filho para, só então, deixarem este lugar que nunca os quis. |
AMOR CONFESSO
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Um casal, prestes a casar, resolve celebrar a união montando uma peça com os contos de amor de Arthur Azevedo. São eles: “Como o Diabo as Arma!”, “Vingança”, “Sabina”, “Toc Toc Toc”, “A Melhor Amiga”, “Incêndio no Polytheama”, “A Ama-Seca” e “Uma aposta”. Mas as histórias bem humoradas do autor os surpreendem ao apresentar tramas cheias de traição, desilusões amorosas e sem o esperado final feliz. Agora eles estão no palco, horas antes da cerimônia do seu casamento, dividindo com o público a dúvida: “Vale a pena casar?!”. |
AMOR POR ANEXINS
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Três atores, com figurinos de época e pernas de pau contam a história do velho asqueroso solteirão Isaías, que tenta conquistar a viúva costureira Inês fazendo uso de anexins (ditados populares e provérbios). Desiludida com o ex-noivo, que rompe o compromisso por carta depois de encontrar outra mulher em melhor situação financeira, ela resolve enfrentar o velho rabugento também por conta do dinheiro. Para que Isaías ganhe a mão de Inês, ele é desafiado a não falar anexins durante meia hora. A história é costurada pelo mestre de pista, papel criado para abrir e fechar a peça, fazer a sonoplastia e a contrarregragem cênica. |
AS AVENTURAS DE UMA VIÚVA ALUCINADA Teatro de Rua (Formas Animadas) |
O texto é do Mestre e mamulengueiro pernambucano Januário Oliveira. O espetáculo conta a estória de uma viúva que tendo perdido seu marido se encontra com dificuldade de criar seus três filhos e recorre ao compadre Cheiroso, que promete ajudá-la dando emprego com interesse em conquistá-la. Nesse ínterim, surgem vários pretendentes, entre eles o Diabo, que no decorrer da trama leva a viúva e o filho para o Inferno. Cheiroso enfrenta o Diabo, vence a batalha e traz de volta os dois. Toda a dramaturgia é floreada com muita música, dança e sátiras do nosso cotidiano. |
BADEN BADEN Teatro Adulto |
O espetáculo BadenBaden, inspirado em Bertolt Brecht, procura suscitar a reflexão sobre a morte, a renúncia, o acordo, a ajuda e a violência. Por meio do exercício do acordo, é proposto um julgamento no qual se decide se quatro aviadores acidentados merecem ajuda. A peça estabelece um jogo vivo e sutil no qual a plateia é convidada a se posicionar durante as cenas. |
BARRICA PORÁGUABAIXO(Chapecó/SC) |
A Palhaça Barrica quer ir à praia e isso é um bom motivo para atrapalhações. Num lugar de proximidade com o público e utilizando-se de recursos concretos e imaginários, a Palhaça lança mão de toda a sua graça e sensibilidade para realizar seu sonho vencendo os limites impostos pelos padrões a fim de alcançar o prazer e a alegria, em momentos de pura brincadeira consigo mesma e com a plateia. |
BOI
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Trata-se da estória de Zé Argemiro, que, entre suas brincadeiras de menino da roça, tem como favorita a de montar na garupa do boi Dourado. A trama parte de uma bucólica situação inicial, para aprofundar-se na relação de amizade entre Zé Argemiro e o boi Dourado, a qual retoma o carinho que Zé do Burro alimenta por seu burro, na peça "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes, e chega a situações tensas e críticas, que culminam com uma certa visão kafkaniana dos acontecimentos. |
BORRASCA Teatro Adulto |
Por meio da história de três amigos, a montagem fala da amizade, traições, compreensão e decisões que precisam ser tomadas para prosseguir com a vida dos que ficam. A novidade do espetáculo é que dez atores se revezam nos dois personagens de cada dia de temporada |
CUCARACHA Teatro Adulto |
Terceiro trabalho da Cia. Independente, do Rio de Janeiro, Cucaracha aborda a relação entre Vilma e Mirrage, respectivamente uma paciente em coma e uma enfermeira, juntas discorrem sobre o futuro imprevisível, errático, e as consequências de uma frágil liberdade – uma se encontra “presa” em um corpo inerte, e a outra, mimetizada pelo ambiente onde passa a maior parte do tempo. A peça investiga temas como amizade e futuro, em duas frágeis perspectivas de liberdade. |
DIVINAS Teatro Infantil |
Divinas é uma celebração e apresenta em clima de brincadeira e poesia três figuras contadoras de histórias, na pele das palhaças Uruba (Fabiana Pirro), Bandeira (Odília Nunes) e Zanoia (Lívia Falcão), atravessando tempos e geografias diversas em uma caminhada sobre a delicadeza e a força na busca dos sonhos. Tudo em diálogo com a música, a poesia popular e a arte do palhaço. A peça foi pensada para ser livre e tem a proposta de encenação em qualquer espaço: palco, praça, rua, onde for. |
DUAS MULHERES EM PRETO E BRANCO Teatro Adulto |
A disputa de duas mulheres pelo mesmo homem. Algo comum, não fossem elas amigas desde a juventude. Fizeram faculdade na mesma época, viveram juntas os anos de Ditadura Militar, construíram casamentos, carreiras profissionais. Depois de tanto tempo, no entanto, se descobrem na situação de rivais, repassando o passado, os anos de convivência, os conflitos. Esse é o enredo da peça Duas mulheres em preto e branco, com as atrizes Paula de Renor e Sandra Possani, e direção do carioca Moacir Chaves. |
HISTÓRIA DE LENÇOS E VENTOS Teatro Ventoforte (SP) |
“História de Lenços e Ventos” representa um divisor de águas no teatro infanto-juvenil brasileiro. É uma narrativa comovente, uma lição de solidariedade, em que um pequeno papel – uma espécie de Dom Quixote moderno, defensor da paz e da liberdade – e seus amigos lutam contra as injustiças, buscando salvar a protagonista Azulzinha das mãos de um tirano, o Rei Metal Mau. |
INSONE Dança |
O espetáculo, que se utiliza da linguagem da dança-teatro, não tem uma narrativa linear, não conta uma história. Antes, debruça-se sobre os estados de sono e vigília, os sonhos, pesadelos e a insônia, mostrando o homem contemporâneo entre a sua necessidade de descanso e repouso e as exigências de um mundo cada vez mais veloz, vertiginoso. |
INSTANTES URBANOS Intervenção Urbana |
Instantes Urbanos é um trabalho que promove a experiência do encontro com a arte nas ruas. O principal objetivo é interferir no movimento cotidiano proporcionando um instante de teatralidade e poesia em meio à paisagem urbana. Instantes Urbanos, do Grupo Fulanos de Bota, tem o intuito de acontecer por meio de diversos e breves instantes. Por causa disso, elegemos a faixa de pedestre como o lugar ideal para nossas intervenções. Essas faixas são pontos de paradas obrigatórias para motoristas e passantes, sendo assim, é o ponto de convergência entre o olhar de quem percorre a cidade a pé e quem a percorre de dentro de um automóvel. Nesse espaço, mesmo que de maneira involuntária, temos um momento de pausa. |
JULIA Teatro de Rua |
Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”. |
LA PERSEGUIDA
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O Palhaço Rabito chega com seus apetrechos preparados para um grande acontecimento. Depois de hoje, sua vida e a do público, não será mais a mesma… Rabito é um palhaço da vida, daqueles que vagam pelo mundo a dissipar alegrias. Movido pela embriaguez da paixão, o palhaço que ama demais confronta-se com a sua irrisória estupidez, hoje, outra vez |
LIVRES E IGUAIS Teatro de Animação |
Baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a peça é uma montagem do grupo catarinense “Teatro sim... Por que não!?”, e tem como base a manipulação de bonecos feitos com lixo industrial. Em um cenário lúdico, com sombras obtidas por lâmpadas de automóveis e sons fortes para dar mais dramaticidade à cena, os bonecos manipulados pelos atores retratam a realidade de grande parte da população brasileira. Na peça - indicada para adultos e crianças-, os personagens se veem discriminados, em uma situação de caos, e longe de terem seus direitos básicos reconhecidos. A dificuldade do homem do campo que tenta a vida nos centros urbanos, a falta de liberdade de expressão e a violência são temas que também ganham força na peça, que aposta também na poesia e no lirismo para chamar a atenção do público. |
LUIS ANTONIO – GABRIELA Cia. Mungunzá (SP) Teatro Adulto |
O diretor Nelson Baskerville coloca em cena sua própria história, onde o irmão mais velho, homossexual, Luis Antonio, desafia as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e parte para a Espanha sob o nome de Gabriela. O documentário cênico Luis Antonio – Gabriela tem início no ano de 1953, com o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, que passou infância, adolescência e parte da juventude em Santos até ir embora para Espanha aos 30 anos. |
O FANTÁSTICO CIRCO-TEATRO DE UM HOMEM SÓ Teatro Adulto |
No palco-picadeiro, Heinz Limaverde transita por vários tipos do imaginário do circo, como a mulher-barbada, o mágico, a vedete, o cantor, o palhaço; além de expor sua própria persona. Escrito em parceria entre o ator e a diretora Patrícia Fagundes, a dramaturgia serve-se da estrutura polifônica do espetáculo circense, combinando o universal com o pessoal a partir de referências do circo e memórias e experiências do ator. |
O FILHO ETERNO Monólogo |
“O Filho Eterno” mostra a luta diária de um homem que precisa lidar com as decepções que um filho pode trazer, focando no desafio de nossas limitações, sem perder o olhar elegante. Frases de impacto e inesperadas dão o tom poético dessa trama, em que vem a tona muitas questões que pensamos, mas que jamais teríamos coragem de dizer em voz alta. |
O INCRÍVEL LADRÃO DE CALCINHAS Teatro de Animação |
Uma história de detetives baseada no estilo do Cine Noir, caracterizado por filmes tipo "B" das décadas de 40 e 50, onde a falta de caráter e o crime são as marcas mais presentes. O escritório do Detetive Bill Flecha é procurado por Srta. Velda, uma "mulher-fatal" que tem sua "peça íntima" roubada e pagará qualquer quantia para tê-la de volta. O que parecia um crime banal dá origem a uma série de outros crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário, ou até que seus corpos sejam encontrados em algum beco escuro. Inspirado na vida e obra de Dashiell Hammett, considerado o pai da literatura policial moderna, o espetáculo utiliza uma técnica de construção de bonecos pouco conhecida no Brasil, à partir de modelos desenvolvidos por Hansjürgen Fettig em seu livro "Rod-Puppets & Table-Top Puppets (Standing Figures). A cenografia foi inspirada no "Expressionismo Alemão", movimento artístico que contribuiu para o surgimento do Cine Noir. |
O MALEFÍCIO DA MARIPOSA- Ave Lola espaço de criação (PR) Teatro Adulto |
Em “O Malefício da Mariposa”, Federico Garcia Lorca utiliza a fábula para retratar tudo o que envolve as relações afetivas com a originalidade e profundidade de poucos, dentro de um universo inusitado: o mundo dos insetos. Em meio à atmosfera poética de um estranho jardim, ínfimas criaturas da natureza amam e sofrem de maneira muito parecida à nossa, seres humanos. |
O MIOLO DA ESTÓRIA Monólogo |
Apresenta a vida e os sonhos de João Miolo, operário da construção civil e brincante de bumba meu boi que tem uma vida comum a tantos outros operários: casa humilde, vida sofrida e uma enorme solidão. Mas em meio a tudo isso, João sustenta o desejo de ainda vir a ser cantador no boi onde brinca e ocupar uma posição de destaque na vida |
O PATINHO FEIO Teatro de Animação |
O Patinho Feio é o conto mais famoso de Hans Christian Andersen onde a trama gira em torno dos problemas de um dito patinho feio. Na montagem feita pelo grupo GATS, a história se passa numa fazenda onde uma menina muito sapeca se diverte com os mais diversos animais, como o cachorro, o peru, a pata... Mesmo sem nenhum texto e cenário e acompanhado de música ao vivo, a peça mantêm a essência do famoso conto abordando de forma muito criativa os problemas de adaptação e aceitação enfrentados pelo personagem principal da história. Feitos apenas de sacolas plásticas e mãos dos atores, os personagens divertem e encantam o público de todas as idades. |
OBJETO GRITANTE Dança |
Em “Objeto Gritante”, bonecos foram construídos à partir do tema central do trabalho que é em essência a projeção e a reflexão sobre as imagens que temos de nós mesmos e a localização da nossa solidão na sociedade. O espetáculo é união de duas visões específicas da utilização do espaço cênico que se mesclam criando um trabalho absolutamente inusitado de dança abstrata e manipulação de objetos. |
PAVLOV Teatro Adulto |
Espetáculo que comemora os 10 anos do Teatro em Trâmite, com a encenação do texto homônimo de Gustavo Ott. A trama de Pavlov gira em torno do assassinato de uma locutora de rádio. Mostrando os momentos seguintes e anteriores ao crime, instiga o público a descobrir o culpado. Mas, por trás da trama de suspense policial existe um complexo enredo psicológico que detona nos dramas existenciais de todos os personagens. Em um universo de dissimulação, mentiras, paixões exacerbadas, manipulação e falhas de caráter, as personagens se revelam frágeis e perdidas. O destino de todos converge para o momento antes do crime, e ao final perguntamos: é possível um crime ter apenas um culpado? |
PINGOS & PIGMENTOS Performance
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Pontilhar, saturar e dissolver. Em uma brecha no meio do dia, guarda-chuvas de cor vibrante corrompem a paisagem. Uma intervenção a partir da percepção, sobre a percepção e para a percepção. |
SACO DE RATOS |
Velhos, Bêbados e Barrigudos: esta é a Banda Saco de Ratos. Formada há cerca de cinco anos, apresenta letras poeticamente cruas e bêbadas do escritor Mário Bortolotto, duas guitarras, que se completam em agressividade e feeling (Fábio Brum e Marcelo Watanabe), e uma cozinha rítmica e pulsante (Fabio Pagotto / baixo e Rick Vecchione / bateria). |
SIMBÁ, O MARUJO |
Simbá é um marujo que se alimenta de aventuras. Sua casa é o mar. Com sua perspicácia consegue se safar de diversas situações adversas, explora reinos fantásticos, enfrenta monstros e descobre novos horizontes. Ele enfrenta ilhas-peixe, aves e serpentes gigantescas, rituais macabros e elefantes inteligentes. Sua paixão pelas peripécias faz com que sua história adquira um tom cíclico num eterno retorno ao mar. |
TOMBÉ |
“Tombe” articula linguagem e movimento para discutir e produzir dança. Fruto de uma longa pesquisa acerca da relação entre comicidade, corporalidade e representações culturais, o trabalho reúne vocabulários corporais, teorias e até falas do senso comum para problematizar diferentes entendimentos sobre arte contemporânea no contexto brasileiro. |
UM PRÍNCIPE CHAMADO EXUPÉRY Teatro de Animação |
Exupéry é um jovem e destemido aviador. Ele e seus amigos, que juntos formaram “os cavaleiros do céu”, enfrentam o mar, o céu o ar, a noite o deserto, as montanhas, as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de perigo, mistério e aventura inspira Exupéry a começar a escrever a sua obra. |
› FONTE: Assessoria de imprensa Sesc/SC