A diretora de ensino do Município, Lilian Sandin Boeing, falou sobre o Programa EMFRENTE, que já capacitou mil profissionais para identificar e atender situações de violência - Aline Scatolin
Até sábado (17), serão realizadas diversas atividades para chamar a atenção da sociedade para o problema.
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (12), no auditório do Centro Educacional Municipal Professora Maria Iracema de Andrade, a solenidade de abertura da Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A Prefeitura Municipal de São José aderiu à campanha nacional “Faça Bonito”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento do problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
Participaram da abertura o vice-prefeito José Natal Pereira, a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco; o secretário municipal de Assistência Social, Lédio Coelho; a diretora de Ensino de São José, Lilian Sandin Boeing; o secretário adjunto de Saúde, Júlio Flores; a conselheira do Conselho Tutelar de São José, Cristina da Silva; a representante da OAB/SC subseção de São José, Adriana Pacheco; a psicóloga da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami), Rosane Koerich Marcondes; além de autoridades e convidados.
A solenidade começou com a apresentação da professora e atriz Ângela Gonçalves, declamando o poema “Canção para uma menina maltratada”. Na sequência, a secretária de Segurança do Município, Andréa Pacheco, falou sobre a data que foi escolhida para ser o dia de mobilização e reflexão sobre o assunto e também da importância de ter professores capacitados para atender as crianças que precisam.
“Abordar este tema é tarefa da escola e de toda a sociedade. É preciso que a escola capacite os professores para que eles percebam os sinais de violência que a criança traz de casa”.
A psicóloga da DPCAMI, Rosane Koerich Marcondes, destacou a importância de denunciar os agressores e afirmou que a Rede de Proteção conta com diversas parcerias para atender as crianças e adolescentes vítimas de abuso. “Não tenham vergonha de denunciar, pois geralmente as vítimas são muito ameaçadas. Procurem a Rede, denunciem, não tenham medo de falar sobre o assunto”, orientou.
O secretário adjunto de Saúde, Julio Flores, lembrou que o tema não deve ser tratado somente nesta semana, mas todos os dias. “Temos que falar e incentivar as crianças a falarem para os professores, para os pais, para denunciar e evitar abusos. Não deixe que a dor do outro seja insensível para você”, assinalou.
A diretora de ensino do Município, Lilian Sandin Boeing, relatou que em São José, até abril deste ano, já foram registrados 21 casos e violência sexual contra crianças e adolescentes.
E foi pensando nos casos de violência que a Secretaria de Educação de São José criou o projeto Emfrente - Enfrentamento e Manejo das Violências Infanto-juvenis na Rede Municipal de Ensino, que como objetivo preparar profissionais da rede para melhor lidar com situações de violência contra criança e adolescentes, identificados a partir de situações e comportamentos apresentados dentro da sala de aula.
“A Educação não tem sido omissa nos casos que ocorrem no município. O Emfrente já capacitou mais de mil profissionais e todos estão aptos a perceber se a criança está com algum problema”, afirmou Lilian.
O secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, aproveitou o momento para parabenizar o trabalho realizado pelos conselheiros do Conselho Tutelar, que estão sempre de plantão para atender as vítimas de abusos. “Quando desconfiar, disque 100, não tenham medo. Que nós sejamos pessoas do bem e com coragem para denunciar e prender os agressores”, finalizou Lédio.
A representante da OAB/SC subseção de São José, Adriana Pacheco, falou sobre a Comissão da Criança e Adolescente, que realiza encontros mensais para discutir o assunto. “Temos que sair daqui como multiplicadores desse pensamento, observando mais ao redor e ficando atentos”, concluiu.
Para o vice-prefeito José Natal Pereira, São José está um pouco à frente no combate ao abuso, pois tem uma delegacia muito eficiente, conselhos atuantes no município e pessoas comprometidas. “Não tenho dúvida que se não fosse por este trabalho em São José, os números seriam muito mais alarmantes”.
Natal também aproveitou para deixar um recado para os jovens que assistiam ao evento. “Queremos que vocês sejam uma sociedade de jovens mais bem tratados do que fomos no passado. Se vocês jovens ouvirem seus educadores, serão jovens muito melhores”, apontou.
O vice-prefeito também aproveitou para convidar a todos para o encerramento da semana da Campanha Faça Bonito, que será no sábado, dia 17, no Floresta, durante o projeto Fala, São José!. “A campanha vai acabar dia 18, mas esse é um trabalho diário e que deve ser continuo para que tenhamos uma sociedade feliz e fraterna”, destacou Natal.
A Campanha
O dia 18 de maio foi escolhido como data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes porque em 18 de maio de 1973 foi encontrado, no Espírito Santo, o corpo de Araceli, uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada.
Para marcar a campanha em São José, de 12 a 18 de maio, serão realizadas diversas ações para divulgação e mobilização da sociedade para o enfrentamento da violência. A iniciativa terá a participação das secretarias municipais de Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social, juntamente com os Conselhos Tutelares de Barreiros e Sede, Polícia Militar e Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.
O “Dia D” da campanha será realizado na sexta-feira (16 de maio) no CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão), a partir das 10 horas. No ato, que contará com a participação de mais de 800 alunos, serão utilizados balões brancos simbolizando um pedido de paz e representando todas as crianças e adolescentes que foram vítimas de abusos.
Os centros de educação infantil e escolas da rede desenvolverão ações organizadas pelos agentes de referência do programa EMFRENTE (Enfrentamento e Manejo das Violências Infanto Juvenis de São). O objetivo é estimular entre os alunos reflexões sobre a violência, formas de prevenção, identificação e denúncias. Serão realizadas palestras, atividades pedagógicas, exibição de vídeos e blitz educativa nos horários de saídas dos colégios.
Também se realizará abordagem no trânsito, com apoio da Guarda Municipal de São José, com divulgação da campanha por meio de exibição de faixa e panfletagem nos semáforos com maior fluxo de automóveis no município. Além disso, outras ações serão desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde de São José, bem como nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos.
A campanha tem o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” e tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação com a causa junto à sociedade.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.
Programação da Campanha “Faça Bonito” em São José
13/05
10h: Mobilização na sinaleira na Procasa (esquina do Simotos)
11h: Blitz educativa na saída da aula do CEM Renascer (Rua José Antônio Pereira, s/n – Real Parque)
15h: Mobilização na sinaleira na Procasa (esquina do Simotos)
17h: Blitz educativa na saída da aula da EBM Altino Corsino da Silva Flores (Rua Genuíno Pereira da Silva, 514 – Loteamento Santos Dumont)
14/05
10h: Mobilização na sinaleira na Avenida Leoberto Leal, em Barreiros (próximo ao Conselho Tutelar)
11h: Blitz educativa na saída da aula da EEB Palmira Lima Mambrini (Rua Moura, 236 – Barreiros)
15h: Mobilização na sinaleira na Avenida Leoberto Leal, em Barreiros (próximo ao Conselho Tutelar)
17h: Blitz educativa na saída da aula da Escola Básica Américo Vespúcio Prates (Rua José Victor da Rosa, 770 – Barreiros)
15/05
10h: Mobilização na sinaleira na Avenida Central do Kobrasol (sinaleira em frente a loja Imperador Calçados)
11h: Blitz educativa na saída da aula do CEM Jardim Solemar (Rua Alvelina Maria da Silva, 2551 – Jardim Cidade de Florianópolis)
15h: Mobilização na sinaleira na Avenida Central do Kobrasol (sinaleira em frente a loja Imperador Calçados)
17h: Blitz educativa na saída da aula do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Rua Jair Vieira, s/n – Kobrasol)
16/05
10h: “Dia D da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, no CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão) (Rua Osvaldo Cruz, s/n, Forquilhinha)
17h: Ação no CEM Morar Bem em parceria com agente de referência do EMFRENTE com a realização da entrega de folder aos pais e alunos na saída da aula (Av. das Margaridas, s/n – Serraria)
17/05
Das 9h às 12h: Divulgação da Campanha no evento “Fala São José!”, com entrega de folder e mostra de vídeos (CEM Interativo Floresta – Rua São Jorge, s/n – Floresta)
› FONTE: Prefeitura de São José