Dançarinos nacionais e internacionais irão se revezar no tablado montado no Shopping Iguatemi, no próximo domingo (27/4).
Um dos maiores festivais de sapateado da América do Sul, o Floripa Tap 2014, começa nesta sexta-feira (25/04) com um espetáculo com dezenas de sapateadores, incluindo nomes referência no cenário internacional, no Centro Integrado de Cultura (CIC), às 20h30.
Mas o evento também inclui uma novidade em sua programação. É o Duelo de Sapateadores, ou “Cutting Contest”, como é chamado nos Estados Unidos, onde este tipo de apresentação/competição é mais frequente. Este embate de sapateado, onde os pés falam mais alto e ditam o ritmo das apresentações, irá encerrar a quarta edição do festival de Florianópolis e ocorrerá no domingo (27/04), às 17h30, no Shopping Iguatemi, gratuito ao público.
A ideia é simples e bem parecida com as outras competições que também ocorrem entre MC’s, B boy’s e percussionistas, entre outras formas de expressão musical. “Não tem música. São apenas os sapateadores fazendo suas apresentações individuais, com um ‘ar’ de provocação.
Eles se desafiam e conversam ritmicamente. Existe a pessoa que dita o andamento e mantém o ritmo durante o duelo. Também existe o mediador que acompanha a batalha, bem como os jurados que votam naquele que acharam com melhor performance. E assim temos o vencedor de cada dupla. No final há a grande disputa com todos os vencedores de duplas”, explica a coreógrafa Marina Coura, que também diretora do Floripa Tap 2014.
Para todas as idades, o Duelo de Sapateadores do festival será dividido por categorias. Primeiro as crianças de turmas infantis iniciantes e intermediárias, depois adultos dos níveis intermediários e avançados, separadamente. Os jurados serão os sapateadores Flavia Costa, Leonardo Sandoval, Derick Grant, Star Dixon, Maud Arnold e Bia Mattar, que já se apresentaram nos maiores festivais do mundo. Os músicos Rodrigo Paiva e Leandro Fortes também irão avaliar os competidores sob o viés da musicalidade. A coreógrafa Marina Coura é quem mediará os embates.
› FONTE: Alvo Conteúdo Relevante