Uma turma de alunos de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) trabalha neste semestre para melhorar a estrutura do Cantinho dos Idosos, uma instituição de longa permanência para pessoas maiores de 60 anos, localizada no bairro Ratones, em Florianópolis, atualmente com 36 residentes.
A principal meta do Projeto Tempo de Viver é viabilizar a construção do sistema hidrossanitário para a nova ala da casa. Essencial para obtenção da licença de funcionamento e para inauguração do espaço, a obra tem um custo alto, estimado em mais de R$ 150 mil.
O projeto é desenvolvido por 45 estudantes do sétimo termo noturno do curso de Administração, ofertado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). A iniciativa integra a disciplina Gerenciamento de Projetos, ministrada pelo professor Leandro Schmitz, e deve ser concluída até junho.
Além de arrecadar recursos e finalizar a obra, os alunos promovem atividades diversas de integração - três encontros com os residentes da casa foram realizados pelo projeto desde o início do semestre letivo.
"Acreditamos que podemos ajudar muito, não apenas com a melhoria na estrutura, mas levando carinho e atenção aos idosos da casa", afirma a acadêmica Marina Cidade, integrante da iniciativa.
Cantinho dos Idosos
O Cantinho dos Idosos foi criado em 2006, após a fundação da Instituição de Caridade e Apoio ao Desamparado (Icad) por sua idealizadora, Osmarina Maria da Silva.
O local oferece moradia para pessoas idosas, com ou sem suporte familiar, que tenham essa necessidade, e é mantido com doações e contribuições dos residentes, seus familiares e demais voluntários sensíveis à causa.
40 projetos concluídos
Desde 2005 o professor Schmitz promove iniciativas em prol de causas sociais entre seus alunos de Administração na Udesc Esag.
Quarenta projetos já foram concluídos, beneficiando mais de vinte entidades diferentes.
› FONTE: Governo do Estado de SC