O vereador César Luiz Belloni Faria (PSD) protocolou projeto de lei na Câmara Municipal que dispõe sobre a implantação de espaços de retenção exclusivos para bicicletas e motocicletas em interseções semaforizadas. Na prática, a ideia é criar uma espécie de faixa em frente aos automóveis e caminhões, ficando os veículos de duas rodas atrás da faixa de pedestres.
A proposta que começou a tramitar neste mês na Câmara Municipal busca coibir a permanência de motocicletas e bicicletas entre os automóveis e minimizar os conflitos da relação carro/moto no trânsito. Com uma faixa exclusiva, os motociclistas conseguem ter um espaço adequado e seguro, além de ficarem mais visíveis aos veículos maiores e também aos pedestres.
De acordo com dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), criado pelo Ministério da Saúde, o número de mortes em acidentes de trânsito com motos no Brasil aumentou 263,5% em 10 anos. Em 2011, foram 11.268 mortes no país envolvendo motociclistas. Já em 2001 morreram em acidentes de motos 3100 pessoas. Ainda segundo o Ministério da Saúde, os dados de 2011 são os mais recentes disponíveis, visto que o processo de registro de óbito pode levar até dois anos para ser contabilizado entre todos os casos.
› FONTE: Câmara Municipal de Florianópolis