Depois de quatro meses da invasão de um terreno às margens da SC-401 em Florianópolis, o destino dos acampados da Ocupação Amarildo de Souza foi definido três horas antes do fim do prazo acordado com a Justiça para saída do terreno, que era nesta terça-feira, 15.
A ocupação causou grande tensão em Florianópolis nos últimos dias, depois que os assentados fecharam a rodovia várias vezes. A tentativa de invadirem outra área no sábado (12) levou a PM a cercar a Amarildo.
Uma área de sete hectares no bairro Maciambu, em Palhoça, será o novo acampamento do grupo. A área foi vistoriada e aceita pelos acampados, Segundo Rui Fernando Filho, líder da ocupação, a mediação com resultado pacifico "foi uma vitória da luta, mas ainda vamos ter de consolidar o novo local".
O primeiro ônibus com integrantes da ocupação deixou o terreno da SC-401 às 22h30. O veículo saiu com escolta de uma viatura e duas motos da Polícia Rodoviária Estadual. O restante dos pertences dos acampados deve ser recolhido na manhã de hoje.
O advogado Sergio Gomes, representante do ex-deputado estadual da extinta Arena Artêmio Paludo, 82 anos, disse que vai provar na Justiça que a terra é dele.
› FONTE: DC / Incra / uol