A Ouvidoria Geral do Estado treinou 19 servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, nesta quinta-feira, que vão atuar de forma voluntária no atendimento às demandas da população registradas na Ouvidoria.
Os coordenadores, como são chamados, vão receber e responder as solicitações da população conforme as regiões dos batalhões da corporação no Estado, dando mais agilidade no atendimento à população.
O trabalho deve começar imediatamente. Atualmente, todas as demandas da corporação registradas no sistema da Ouvidoria são encaminhadas à Secretaria da Segurança Pública e atendidas de forma centralizada na sede do Corpo de Bombeiros em Florianópolis.
“Nós recebemos muitas demandas, principalmente, denúncias relacionadas às condições de edifícios. Com a descentralização do atendimento, estaremos mais próximos das cidades”, explica o Corregedor Geral da corporação, coronel Inácio Tarcísio Kugik.
Em toda a Segurança Pública
A capilarização no atendimento às demandas é uma das metas da Ouvidoria Geral do Estado para 2014. A Secretaria da Segurança Pública é a recordista em registros. No ano passado, recebeu um total de 6.528 demandas de cidadãos em busca de informação ou para fazer denúncias, elogios e reclamações, correspondendo a 29% do total de demandas da Ouvidoria.
“Estamos iniciando com o Corpo de Bombeiros e vamos fazer o mesmo trabalho com a Polícia Militar, Instituto Geral de Perícias e Polícia Civil. Serão mais de 142 ouvidores seccionais. Todos trabalhando com o intuito de agilizar o atendimento ao cidadão, além de gerar um diagnóstico de quais os déficits dos órgãos e necessidades da população”, explica o ouvidor geral Dejair Vicente Pinto.
A mudança interna não altera a forma como o cidadão vai enviar sua solicitação. Para quem quiser fazer um registro, a Ouvidoria Geral do Estado presta atendimento online 24 horas. Por meio do 0800-6448500, das 13h às 19h. Cartas e solicitações presenciais podem ser feitas diretamente no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. Atualmente, 96% das demandas são feitas pela internet.
› FONTE: Governo do Estado de SC