Durante o evento, no último sábado (12), foram realizados cerca de 1,1 mil atendimentos para a população.
A fila que se formou logo cedo na frente do Centro Educacional Municipal já mostrava que a comunidade do Pedregal, no bairro Ipiranga, aceitou o convite da Prefeitura e compareceu ao Fala, São José!.
Em pouco mais de quatro horas, foram realizados cerca de 1,1 mil atendimentos à comunidade. Além da oportunidade de falar diretamente com a prefeita Adeliana Dal Pont e todo o secretariado municipal, os participantes também tiveram acesso a serviços como confecção de carteira de identidade, recreação para crianças, corte de cabelo, manicure e orientação jurídica.
Para Adeliana, o Fala, São José! representa o compromisso de levar a estrutura da Prefeitura para mais perto do cidadão. “A maior parte dos problemas que afligem os cidadãos são questões do seu dia a dia. Este contato é importante para que a administração faça os ajustes necessários para aqueles que mais precisam”, assinala.
A prefeita também destacou a parceria do Governo do Estado, através de órgãos como Celesc, Casan, Polícia Militar e Instituto Geral de Perícia (IGP) e universidades, como o Centro Universitário Estácio. “Nós queremos o melhor para São José e é importante que todos trabalhem juntos para a cidade”, completa Adeliana.
Atendimento
Cristina de Jesus foi uma das primeiras a ser atendida pela prefeita Adeliana Dal Pont. Moradora do bairro, Cristina tinha dúvidas sobre questões envolvendo habitação popular. Após conversar com a prefeita, foi encaminhada para ter mais informações com o secretário de Projetos Especiais, Rodrigo de Andrade, responsável pelos projetos de Habitação do município.
Ela saiu satisfeita da conversa. “É bom ter esta estrutura no bairro, facilita o acesso, já que nem sempre temos a oportunidade de conversar pessoalmente com a prefeita ou se deslocar até a Prefeitura”, considera. Após o atendimento, Cristina entrou na fila para fazer a carteira de identidade para os dois filhos.
Em pouco mais de quatro horas de evento, cerca de 150 pessoas foram atendidas pessoalmente pela prefeita e secretários municipais, além de representantes da Casan, Celesc e Polícia Militar. Entre as áreas de maior demanda, está a Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança e Infraestrutura.
Serviço
Além de ter a oportunidade de conversar com os representantes da administração e encaminhar suas reivindicações, os moradores do bairro Ipiranga também tiveram acesso a uma série de serviços e atividades.
A confecção de carteira de identidade, feita em parceria com o IGP, foi um dos serviços mais procurados. Foram cerca de 350 documentos encaminhados. Ao lado do CEM Renascer, a criançada pode se divertir em brinquedos, como pula-pula.
Outro serviço bastante disputado foi o corte de cabelo, masculino e feminino, oferecido pelas equipes das Escolas Profissionais do Município. Moradora da comunidade, Vandilene dos Santos, aproveitou a oportunidade para levar o filho Eron, de 7 anos, para cortar os cabelos. Foram cerca de 100 pessoas atendidas neste setor, que também contou com serviço de manicure.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estavam presentes para orientações na área da saúde. Alunos e professores do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) também participaram da ação com orientações sobre Imposto de Renda, além de oficina de arte para as crianças.
Os alunos e professores do Núcleo Práticas Jurídicas do Centro Universitário Estácio também estiveram presentes prestando assistência jurídica para a comunidade. Foram 16 atendimentos, sendo que 90% foram encaminhados para o NPJ para propositura de ação judicial. Entre os casos, estão ações de usocapião, abuso sexual, pensão alimentícia e separação.
Uma novidade nesta edição do Fala, São José! foi a presença do Caminhão do Peixe, vendendo 21 tipos de produtos como: sardinha, gordinho, filé de linguado, filé de congrio rosa, anchova, corvina e salmão, com preços mais acessíveis. Foram vendidos 147 quilos de pescado, o que representa uma média de cerca de dois quilos por pessoa. Além disso, a Guarda Municipal e Fundação Municipal do Meio Ambiente também distribuíram cerca de 400 mudas de árvores nativas para a comunidade.
O projeto Fala, São José! é realizado a cada 15 dias, sempre aos sábados, em diversos bairros do município. A primeira edição com este novo modelo aconteceu no dia 29 de março, no Jardim Zanellato.
› FONTE: Prefeitura de São José