Nesta segunda-feira, 14, a Celesc lançou o SIMO Online (Sistema Integrado de Manutenção e Operação), ferramenta que fornece um panorama sobre a situação em tempo real do sistema elétrico no estado, por meio de informações sobre o número de unidades consumidoras sem energia elétrica na área de concessão da Celesc Distribuição, com gerenciamento distribuído por 16 Agências Regionais.
O sistema foi apresentado em coletiva de imprensa realizada na sede da Celesc, em Florianópolis. Durante o evento, o presidente da empresa Cleverson Siewert enfatizou que esta é mais uma ação para fortalecer a relação de transparência com os consumidores e demais públicos da companhia.
“Nossa premissa é de que quanto mais nos comunicarmos e transmitirmos as informações de forma clara e objetiva, maior é nossa chance de acerto”, observa. Nesse sentido, destacou ainda outras ações realizadas ao longo dos últimos anos que vêm ao encontro do lema “Transparência na Celesc”: criação do Comitê de Ética corporativo; adesão ao Portal da Transparência e ao Empresa Pró-Ética - CGU; adoção do padrão GRI (Global Report Iniatiative) na confecção dos relatórios anuais, entre outras medidas.
Por meio desse novo serviço, o consumidor da Celesc vai saber o funcionamento do sistema elétrico e os desligamentos acidentais (as ocorrências de emergência) existentes, além dos ‘desligamentos programados’, ou seja, as interrupções previamente planejadas pela Empresa para prestar manutenção e/ou melhoria na rede elétrica.
O consumidor poderá, apenas passando o mouse sobre a tela, saber quantas unidades estão sem energia em cada cidade e região do estado. Além disso, em um link adicional (Mais Informações) pode conhecer o significado da terminologia empregada (UC, DEC, FEC, etc) e ver como funciona o processo de recuperação do sistema elétrico após ocorrências acidentais como tempestades, abalroamentos etc.
Instruções:
Acesso pelo link http://celgeoweb.celesc.com.br ou pelo portal http://www.celesc.com.br, clicando no ícone “Em tempo real” na barra de menus à esquerda da página inicial.
- Passe o mouse sobre o mapa para saber quantas unidades estão sem energia em cada cidade e região do estado.
- No box “Visão geral”, confira o panorama da situação do sistema elétrico no estado, com o número de unidades consumidoras sem energia, discriminadas em desligamentos acidentais e programados.
- No link “Mais Informações”, conheça o significado da terminologia empregada (UC, DEC, FEC etc) e veja como funciona o processo de recuperação do sistema elétrico após ocorrências acidentais como tempestades, abalroamentos etc.
- Na tabela em destaque, confira os desligamentos por Agências Regionais, também divididos em interrupções acidentais e programadas. Clique sobre o nome da Regional para obter detalhes sobre as cidades atingidas. Realize o mesmo procedimento com as cidades para saber quais bairros estão sem energia.
- Recarregue (F5) a página para atualizar as informações.
Histórico
Em 17 de agosto de 2014, o Sistema Integrado de Manutenção e Operação (SIMO) atingirá a “maioridade”: há 21 anos, uma equipe de profissionais da Celesc criou um sistema para conciliar as chamadas ao então número de emergência da Empresa (196) e o despacho de equipes nas Agências Regionais para atenderem a essas ocorrências
Criado para suprir as necessidades da área técnica das Agências Regionais, com a reunião de várias funções, o sistema hoje engloba as chamadas telefônicas do Call Center emergencial (0800 48 0196), o despacho de equipes para atendimento (emergencial ou programado), o controle da qualidade de energia, a emissão automatizada de avisos por falta de energia (SMS) ou desligamentos programados, a manutenção de base de dados da operação do sistema, o histórico de atuação de equipamentos, a apuração dos indicadores de qualidade e continuidade do sistema elétrico (DEC, FEC, DIC, FIC e DMIC), as informações para portal da transparência da Celesc e a comunicação digital com os veículos de atendimento, entre outros.
Para dar conta dessas atribuições, o sistema está integrado com outros sistemas corporativos e outros equipamentos. Por isso, permite o envio de informações para órgãos externos como ANEEL, Eletrosul e Operador Nacional do Sistema (ONS). Com essas informações, os desligamentos programados são publicados automaticamente no portal Celesc e os desligamentos acidentais são enviados por SMS aos consumidores afetados.
A equipe atual do SIMO é formada por cinco profissionais próprios da Empresa e, em pesquisa realizada com as chefias da operação, o sistema recebeu índice de 86,4% de aprovação.
› FONTE: Governo do Estado de SC