As inscrições do Vestibular de Inverno 2014 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem ser realizadas no site www.vestibular.udesc.br até 5 de maio, com término às 20h, prazo final também para pagar a taxa de R$ 90.
Os candidatos que obtiverem isenção da taxa pelo critério socioeconômico ou por doação de sangue precisarão efetivar sua participação no vestibular, devendo se inscrever na internet.
A Coordenadoria do Vestibular da Udesc recomenda a todos os candidatos que leiam com bastante atenção o edital, que traz informações detalhadas da seleção.
Mais informações podem ser obtidas com o setor pelos telefones (48) 3321-8098 e 8147, das 13h às 19h, e pelo e-mail [email protected]. Acompanhe as notícias pelo Twitter e pelo Facebook.
Provas
As provas serão aplicadas em 1º de junho, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, em oito cidades de SC: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. A confirmação dos locais de cada município será divulgada a partir de 22 de maio.
Na parte da manhã, os candidatos terão de responder 50 questões objetivas, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Português e oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
À tarde, haverá redação sobre atualidades e conhecimentos gerais, além de mais 50 questões objetivas: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.
A lista dos classificados em primeira chamada será divulgada até 25 de junho na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, e no site do vestibular. A matrícula ocorrerá em julho.
Vagas e cotas
O Vestibular de Inverno 2014 tem 1.072 vagas em 36 cursos presenciais de graduação oferecidos gratuitamente pela Udesc em dez unidades no Estado.
Isso representa 75% do total de vagas, pois as 25% restantes serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Udesc manterá o sistema de cotas no vestibular, pelo Programa de Ações Afirmativas. Do total de vagas por curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino e 10% para candidatos negros.
Quarta melhor estadual do Brasil
No fim do ano passado, a Udesc foi apontada como a quarta melhor instituição estadual do País e a 18ª melhor no geral pelo ranking do Ministério da Educação (MEC), ficando atrás somente de instituições do Rio de Janeiro e São Paulo, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Se for considerado apenas o conceito médio da graduação, a Udesc sobe para a oitava posição na classificação nacional.
Os critérios incluem a média ponderada dos conceitos preliminares de curso no triênio de referência (2010 a 2012) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.
› FONTE: Governo do Estado de SC