Unidade de Assistência Social foi inaugurada nesta sexta-feira com a presença do prefeito.
Foi inaugurado nesta sexta-feira (11), o novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. A unidade, que antes funcionava junto ao CRAS de Canasvieiras, agora tem nova sede com estrutura física adequada às orientações nacionais e ampliando as possibilidades de acompanhamento e acesso das famílias.
O novo CRAS irá atender cerca de 70 mil famílias da região de Ingleses, Santinho e Rio Vermelho. O espaço volta ao balneário após o fechamento em 2010 devido à falta de segurança e estrutura. O atendimento ao público começa na segunda-feira (14), das 8h às 12h e das 13h às 18h.
A solenidade de reabertura contou com a presença do vice-prefeito João Amin e do prefeito Cesar Souza Junior que destacou que o espaço foi um pedido da comunidade no projeto Prefeitura no Bairro. “A comunidade será atendida novamente através de uma reivindicação feita por ela mesmo no projeto Prefeitura no Bairro. A estrutura servirá para cumprir os direitos as pessoas, onde todos são tratados de forma igual. Vamos combater a desigualdade social com assistência e dignidade”.
Segundo o Secretário Municipal de Assistência Social, Alessandro Abreu, a região é prioritária, uma vez que os indicadores apontam uma grande concentração de famílias em situação de vulnerabilidade na região. "Cerca de 70 mil famílias estão nesta área. Os dados mostram a dimensão do trabalho que será desempenhado pela equipe técnica, no âmbito da prevenção, de acompanhamento às famílias e da mediação com as demais políticas públicas”, disse.
O secretário informou ainda que o CRAS de Ingleses representa a conclusão de um ciclo de investimentos nos 10 centros de referência do município. “Quando assumimos em 2013, apenas 4 CRAS recebiam recursos federais através do cofinanciamento. A gestão se comprometeu em colocar a casa dia e conseguiu recuperar a verba para as demais unidades. Agora, vamos receber o monitoramento do Governo do Estado para receber mais recursos”.
A equipe técnica será composta pela coordenadora e assistente social, Letícia Sedano Haeser, e por mais duas assistentes sociais, duas psicólogas, um técnico administrativo e uma profissional responsável por cadastros dos cursos do Pronatec/Brasil Sem Miséria.
› FONTE: Assessoria de Comunicação SEMAS