Um em cada cinco brasileiros teve a casa invadida ou foi vítima de ao menos um tipo de crime, entre roubo, agressão e sequestro relâmpago, de abril de 2013 a abril deste ano, revela pesquisa Datafolha sobre vitimização no país.
O percentual é quase o mesmo dos brasileiros que tiveram algum parente ou amigo assassinado no período (21%).”
A pesquisa foi realizada nos dias 3 e 4 de abril em 162 municípios das cinco regiões. Foram feitas 2.637 entrevistas, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Jovens de 16 a 24 anos foram as maiores vítimas dos crimes pesquisados -28% disseram ter sido alvo de violência nos últimos 12 meses. Esse grupo também é o que mais teve parentes ou amigos assassinados (30%).
O percentual de vitimização se distribui uniformemente pela maior parte do país -é de 19% nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste-, com ligeiro aumento nas regiões Norte/Centro Oeste (23%).
Foi nessa região [Nordeste], que concentra algumas das capitais com maiores taxas de homicídios do país, como Maceió, Fortaleza e João Pessoa, que mais entrevistados disseram ter tido amigos ou parentes assassinados -31%.
Nos municípios com mais de 500 mil habitantes, 25% contaram ter sido alvo de violência, segundo o Datafolha.
› FONTE: Vejamos