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95% das doações em campanhas eleitorais vêm de empresas

Publicado em 09/04/2014 Editoria: Política Comente!


foto: Divulgação

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Os gastos com campanha nas últimas eleições, em 2012, superaram os R$ 4,5 bilhões — o valor equivale a 0,89% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, a soma de tudo o que é produzido pelo País.

Segundo levantamento do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), os números colocam o Brasil como o país com a campanha eleitoral mais cara do mundo (proporcionalmente ao número de eleitores). Mas não são exatamente os eleitores que doam: 95% de todo esse dinheiro é doado por empresas, lideradas por construtoras e bancos.

Na última quarta-feira (2), a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou a favor da proibição de doações de empresas a candidatos e partidos políticos para financiamento de campanha eleitoral. O julgamento só não acabou porque o ministro Gilmar Mendes pediu vistas do processo, para analisar melhor o tema.

Se a proibição for confirmada, o valor das campanhas vai cair bruscamente. Exemplo: se uma campanha custava R$ 135 milhões, sem as doações das empresas o valor em caixa cairia para R$ 6,75 milhões.

Pesquisas apontam que, para cada R$ 1 doado por uma empresa, ela recebe R$ 8,50 depois das eleições, por meio de contratos e licitações.

Segundo levantamento do professor de ciência política da Iuperj Geraldo Tadeu Monteiro, os gastos com campanhas eleitorais cresceram 471,3% de 2002 para 2012. Em 2004, as doações de empresas somavam 73% de tudo o que era arrecado para campanhas; em 2012, os “investimentos” somaram mais de 95%.

 

 

 

› FONTE: Vejamos

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