No ato foi dado continuidade ao processo de armamento da Guarda Municipal, a posse do novo comando da GMSJ e a entrega de quatro motos para a Polícia Militar.
Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (3), a solenidade do convênio com a Polícia Federal para armamento da Guarda Municipal de São José. No ato, realizado em frente ao prédio da Prefeitura, também foi realizada a entrega de quatro motocicletas para a Polícia Militar e feita a apresentação do novo comando da Guarda Municipal.
Participaram da solenidade a prefeita Adeliana Dal Pont, o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcus Vinicius Bedretchuk; o chefe da 1ª Delegacia Metropolitana de São José da Polícia Rodoviária Federal Renato Ferrer; o presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado, Ronaldo Francisco; o tenente do Exército Daltro Castelar de Almeida; o presidente da Câmara de Vereadores de São José, Sanderson de Jesus; o líder de governo, vereador Orvino Coelho de Ávila; os vereadores Neri Amaral, Adriano de Brito e Túlio Maciel, além dos secretários, agentes da Guarda Municipal e convidados.
A solenidade foi iniciada com a apresentação do novo comando da Guarda Municipal de São José. Foram apresentados oficialmente pela prefeita Adeliana Dal Pont o comandante Marcelo Muller, o sub-comandante Marcos Vinicius de Andrade, e os inspetores Marcelo Luiz, Leandro Kunhem, Ederson Borges, Fabiana Scheidt e Maicon Paim.
Na sequência, a prefeita Adeliana Dal Pont assinou do termo de cessão de uso entre o Município de São José e Estado de Santa Catarina, por meio da Polícia Militar, de quatro motocicletas.
As motos, da marca Honda modelo Falcon 400 cilindradas, ficarão à disposição do 7° Batalhão da Polícia Militar para serem usados em serviço de segurança, especialmente na fiscalização de trânsito no município. Adeliana também entregou simbolicamente a chave da motocicleta a um dos policiais militares presentes.
O último ato da solenidade foi a assinatura de autorização para a Guarda Municipal de São José dar andamento ao processo de porte de arma de fogo.
O convênio, entre a Prefeitura e Polícia Federal, foi assinado na semana passada e já foi publicado no Diário Oficial. Agora o documento segue para a oficialização na Polícia Federal, em Brasília. A previsão é que, em cerca de um mês, os agentes da GMSJ já possam estar atuando com as armas.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de São José, Marcelo Muller, a Guarda foi criada para proteger o patrimônio e auxiliar na segurança da cidade. Para ele, o armamento é uma forma a mais de valorizar a categoria. “Conseguiremos executar alguns serviços que antes eram difíceis sem o armamento. Foi uma batalha dura, mas que está virando realidade”, concluiu.
O comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcus Vinicius Bedretchuk, aproveitou a solenidade para parabenizar a Guarda Municipal. Lembrou que a Polícia Militar está colaborando com a GMSJ em um curso de reciclagem, para reforçar alguns princípios do uso das armas de fogo. “Que vocês ajudem ainda mais na segurança da cidade”, assinalou.
Sobre a aquisição das motos, o tenente-coronel afirmou que o modelo escolhido é o mais indicado taticamente para o trabalho policial. “As motos podem chegar com mais rapidez nos locais, principalmente nos horários de pico, e realizar o primeiro atendimento à população”, ressaltou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Sanderson de Jesus, agradeceu a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Polícia Civil pelo trabalho realizado na cidade. “Reconheço a dedicação de cada um pela segurança de São José”, assinalou. Sanderson também desejou sucesso ao novo comando da Guarda Municipal e, sobre as motos, afirmou que todo equipamento de segurança é bem vindo para a cidade.
A prefeita Adeliana Dal Pont destacou a importância das instituições de segurança pública trabalharem de forma integrada para fazer o melhor pela cidade. “Só vamos melhorar a segurança se tivermos todos juntos. Ninguém vai fazer segurança sozinho.
Temos que juntar todas as forças que temos para o bem da comunidade e da população”, ressaltou. A prefeitura ainda lembrou o trabalho realizado pelos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança), que também colaboram com a discussão sobre Segurança Pública no município.
Adeliana também afirmou que está empenhada em cumprir os compromissos assumidos, como a realização de eleições para a escolha do comando da Guarda Municipal. Desde o ano passado, esta foi a segunda vez que o comando foi escolhido pelos próprios agentes da GMSJ. Outro compromisso assumido foi trabalhar para viabilizar o armamento da Guarda.
A prefeita destacou ainda o projeto do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que prevê a parceria entre as instituições de segurança pública que atuam no município. O objetivo é que cada órgão da Segurança Pública, dentro de sua competência, trabalhe coletivamente para atender as peculiaridades do município de São José. “Estamos cumprindo o que combinamos. Vamos trabalhar todos juntos para que a cidade possa ganhar”, finalizou Adeliana.
› FONTE: Prefeitura de São José