Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo presta contas ao TCE

Publicado em 02/04/2014 Editoria: Política Comente!


O secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, entrega, nesta quarta-feira, 2, às 17h, no Tribunal de Contas de Santa Catarina, o Balanço Geral do Estado referente ao ano de 2013.

O documento, considerado a prestação de contas do Governo à sociedade, é produzido pela Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda e encaminhado ao TCE para análise técnica. O Tribunal tem 60 dias para emitir parecer pela rejeição ou aprovação das contas do governo, decisão final que cabe à Assembleia Legislativa.

Na apresentação do Balanço, o governador Raimundo Colombo destaca as ações do Pacto por Santa Catarina, programa que projeta investimentos de R$ 10 bilhões. Em sua mensagem, o secretário Gavazzoni afirma que 2013 trouxe o resultado de ações iniciadas nos primeiros anos de Governo: “Santa Catarina consolidou sua posição de liderança em indicadores de diversas áreas e foi o único Estado da região Sul que fechou o ano com dinheiro em caixa”.

Com 139 páginas, o Balanço mostra imagens da exposição “Pacto: Homens Trabalhando”, do fotógrafo Felipe Carneiro.

Sobre o Balanço

A publicação apresenta uma visão geral do Estado, contendo os principais indicadores sociais e econômicos: nível de emprego, taxa de analfabetismo, exportações, importações, produção industrial. Traz também a gestão administrativa e financeira do governo, com destaque para arrecadação, investimentos, cumprimento dos gastos com saúde e educação e limites com folha de pagamento e endividamento.

O Balanço ainda destaca os demonstrativos contábeis que evidenciam a situação patrimonial do Estado (bens, direitos, caixa, contas a pagar, contas a receber, despesas com folha, custeio, investimento).

Como forma de fomentar a transparência e controle social, a publicação é disponibilizada pela Diretoria de Contabilidade Geral da SEF no portal www.transparencia.sc.gov.br para consulta por pesquisadores, acadêmicos, investidores, e em especial, ao cidadão catarinense.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários