- Detalhe da técnica Wall System que está sendo utilizada na construção do CEI Palmares, em Forquilhas
Obra é feita com paredes de PVC preenchidas com concreto.
A Prefeitura Municipal de São José está construindo cinco Centros de Educação Infantil (CEI) no modelo Wall System. O projeto, do Governo Federal, utiliza a nova tecnologia, também chamada de PVC concreto. A principal vantagem é a redução no tempo e no custo da obra.
No modelo Wall System, são construídas paredes de PVC, que são preenchidas com concreto e malha de ferro para dar sustentação. As paredes são chumbadas no chão com uma cola especial muito resistente. As placas de PVC possuem canaletas próprias para fiação, tubulação e válvulas de descarga.
Segundo o responsável pelo projeto, engenheiro Reinoldo Palm, a nova técnica passou por testes de impacto, incêndio e resistência, sendo aprovada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e com adesão em diversas cidades do país. “Com esta nova tecnologia, a obra fica pronta em 30% menos tempo e com 25% menos custo, além de ser muito indicada por causa da higiene, tanto durante a construção, como depois”, explica.
O engenheiro afirma que as vantagens começam com a redução de preço e prazo de construção. O canteiro de obras se resume a um local de montagem, já que as peças são construídas na fábrica, na região norte do Estado. O canteiro de obras é mais limpo, com qualidade de obra artesanal, evitando desperdício de resíduos de construção, como cimento, tijolo, areia e ferro.
Segundo Reinoldo, o produto também tem melhor desempenho acústico, térmico e de iluminação. Gera mais higiene e qualidade do ar, já que não retém umidade, trazendo mais saúde para as crianças. A durabilidade também é maior, já que exige menos manutenção, tornando-se uma opção ambiental adequada.
CEI Palmares
A secretária municipal de Educação, Méri Hang, foi pessoalmente conferir o andamento das obras do CEI Palmares, que está construído com a tecnologia Wall System, em Forquilhas. Quando estiver concluída, a unidade terá 1.118 metros quadrados, com capacidade para atender 220 crianças. A obra, feita em parceria com o Governo Federal, está orçada em cerca de R$ 1,5 milhão.
Segundo Méri, o CEI Palmares está dentro da meta da Prefeitura de construir 10 creches ao longo de 2014, abrindo 3 mil novas vagas em dois anos. “A fila no início de 2013 foi estimada em quatro mil crianças. Isso significa que o município deve atender cerca de 80% desta demanda até o final do ano”, projeta a secretária.
› FONTE: Prefeitura de São José