Parlamentares protocolaram pedido de abertura de comissão de inquérito; cabe ao presidente do Senado, Renan Calheiros, decidir se instala grupo para investigar suspeitas de irregularidades na estatal.
A oposição apresentou nesta quinta-feira (27) à secretaria-geral do Senado requerimento para a criação da CPI da Petrobras na Casa. Os parlamentares pretendem investigar suspeitas de irregularidades na estatal relacionadas à compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Foram 28 senadores favoráveis à criação da apuração(veja lista abaixo).
No pedido, os senadores citam ainda a existência de indícios de superfaturamento na construção de refinarias e de pagamento de propina a funcionários da Petrobras pela companhia holandesa SBM Offshore para obtenção de contratos junto à estatal brasileira.
Os senadores também apontam denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar sem componentes necessários à segurança dos equipamentos e dos trabalhadores.
Cabe ao presidente da Casa e aliado do Planalto, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidir sobre o pedido de instalação da comissão e marcar a data da leitura do requerimento em plenário. Pelo regimento do Senado, os senadores podem retirar assinaturas do pedido até a meia-noite da data em que o documento for lido no plenário.
Parlamentares de oposição ao governo tentam a criação de uma comissão mista para apurar o caso, mas dependem das assinaturas de 171 deputados e de 27 senadores.
Veja a lista dos 28 senadores que assinaram o requerimento
1. Álvaro Dias (PSDB-PR)
2. Jarbas Vasconcelos (PMDB-BE)
3. Pedro Taques (PDT-MT)
4. Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
5. Mário Couto (PSDB-PA)
6. Cristovam Buarque (PDT-DF)
7. José Agripino (DEM-RN)
8. Cyro Miranda (PSDB-GO)
9. Aécio Neves (PSDB-MG)
10. Cícero Lucena (PSDB-PB)
11. Pedro Simon (PMDB-RS)
12. Randolfe Rodrigues (Psol-AP)
13. Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
14. Ruben Figueiró (PSDB-MS)
15. Ana Amélia (PP-RS)
16. Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
17. Lúcia Vânia (PSDB-GO)
18. Sérgio Petecão (PSD-AC)
19. Jaime Campos (DEM-MT)
20. Paulo Bauer (PSDB-SC)
21. Aloysio Nunes (PSDB-SP)
22. Maria do Carmo Alves (DEM-SE)
23. Clesio Andrade (PMDB-MG)
24. Vicentinho Alves (SDD-TO)
25. Eduardo Amorim (PSC-SE)
26. Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)
27. João Capiberibe (PSB-AP)
28. Lídice da Mata (PSB-BA)
› FONTE: Congresso em Foco