A Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis realiza nesta sexta-feira, 28, encontro para levantar as demandas dos povos indígenas desta região. A reunião será no auditório da SDR, a partir das 14h, com a presença de lideranças indígenas, gerentes de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura; Educação; Saúde; e Assistência Social da Regional e técnicos da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Florianópolis será a última cidade a sediar o encontro, que já foi realizado em Chapecó, Maravilha, Ibirama e Joinville. A ideia é buscar junto às comunidades indígenas as demandas regionalizadas, para que as propostas sejam formalizadas e devidamente encaminhadas.
O secretário regional Clonny Capistrano lembra que o conselho dos povos indígenas de Santa Catarina foi criado em 1999, com a finalidade de promover políticas públicas que assegurem assistência, prevenção e atendimento às populações indígenas.
Segundo ele, o objetivo é desenvolver ações voltadas para a não discriminação desse segmento e garantia do direito à proteção especial e à plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do Estado, destacou.
No início deste mês, na Capital, tomou posse a nova composição do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPIN), para o biênio 2014-2016. O Conselho possui 48 integrantes, representantes da sociedade civil, do Governo do Estado e das etnias Kaingang, Guarani e Xokleng, sendo 24 titulares e 24 suplentes.
› FONTE: Governo do Estado de SC