O prefeito Camilo Martins, junto com o secretario municipal de Agricultura e Pesca, Laudelino Soares, e o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, inauguraram na manhã desta segunda feira, 24, uma horta comunitária no centro de recuperação Nova Esperança (Cerene), em Palhoça. A horta foi construída em parceria entre Eletrosul, por meio da assessoria de Responsabilidade Social (ARS), e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.
O projeto Horta Comunitária visa a ocupação consciente de áreas sob as linhas de transmissões de energia, para evitar a ocupação clandestina. Em Palhoça, a horta do Cerene fica sob três linhas de energia e o cultivo dos alimentos vai ajudar no processo de laborterapia de 50 internos em tratamento terapêutico.
A Secretaria de Agricultura de Palhoça participa do projeto na preparação do terreno e dá o suporte com máquinas e equipamentos para o cultivo de diversas hortaliças e verduras. “Palhoça vem se desenvolvendo cada vez mais e nossa administração busca valorizar e preservar as atividades na terra que são essenciais para a vida. Esse projeto contribui nesse sentido”, afirmou Camilo.
Além de servir de terapia ocupacional para os mais de 50 internos, os alimentos produzidos na horta do Cerene também enriquece o cardápio - não só da instituição - como também de outras entidades filantrópicas, além de contribuir no financeiro do Cerene com a venda de alguns produtos. O programa existe há mais de 10 anos e funciona no rio Grande do Sul, Santa Catarina Mato Grosso do Sul e Paraná.
› FONTE: Prefeitura de Palhoça