Realizada desde 1766, há 248 anos de forma ininterrupta, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, que este ano será realizada nos dias 05 e 06 de abril, mantém-se como uma das maiores manifestações de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina. Ela está ligada à tradicional Irmandade e ao Hospital de Caridade que se constituiu no braço social e assistencial da bicentenária instituição.
A imagem do Senhor dos Passos foi esculpida pelo baiano Francisco Chagas. O artista conseguiu fazer com que a expressão da imagem seja diferenciada, conforme o ângulo em que se observa.
Originalmente a imagem era destinada a uma igreja da cidade gaucha de Rio Grande. A embarcação que a trazia fez escala, para abastecimento na antiga Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem, devido à tempestades inesperadas, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na Desterro, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto.
Na procissão noturna, o andor da imagem do Senhor Jesus dos Passos é carregado pelos homens, que vão se revezando e o de nossa senhora das Dores, pelas mulheres. No domingo à tarde, as duas imagens percorrem as ruas centrais da cidade, quando em frente a Catedral há o histórico sermão do Encontro.
Um dos momentos mais importantes da procissão acontece no sopé do Morro da Bela Vista, do Hospital, quando a imagem do Senhor Jesus dos Passos é levada a fazer um giro de 360 graus, como agradecendo e se despedindo por mais um ano da cidade. Ao término da Procissão as imagens retornam à Capela, onde, no decorrer do ano, recebem as visitas de fiéis.
O SIMBOLISMO DA PROCISSÃO
Procissão do Senhor Jesus dos Passos representa um momento de profunda religiosidade popular, particularmente visível nos símbolos e rituais da preparação e celebração.
A procissão reresenta também o caminho de sofrimento, crucificação, morte e ressurreição de Cristo, passagem que se revive durante a Semana Santa, segundo o Calendário Litúrgico da Igreja Católica.
A Imagem do Nosso Senhor Jesus dos Passos e a Imagem de Nossa Senhora das Dores, saem da Catedral Metropolitana de Florianópolis fazendo trajetos diferentes. O cortejo é aberto por um estandarte, chamado Guião, onde se lê a sigla S.P.Q.R. - Senado de Todo o Povo Romano - e segue, então, restituindo os passos do Calvário, numa representação da "Via Crucis".
Populares e autoridades acompanham a Procissão. Integram o cortejo pessoas da comunidade representando as figuras de José de Arimatéia, Nicodemus, São João, Maria Mãe, Maria Madalena, Simão Cirineu, Três Beús e a Verônica, que acompanharam Cristo em direção ao Monte Calvário.
Durante o cortejo, os fiéis também pagam promessas e agradecem as graças alcançadas por meio da fé e do amor ao Senhor Jesus dos Passos. No decorrer da Procissão, acontecem algumas paradas, chamadas de "estações da Via Crucis". É neste momento que Verônica canta anunciando a dor de Cristo. Após o canto, a matraca (instrumento de madeira e ferro) é tocada e o seu som é o sinal para dar prosseguimento ao cortejo.
Quando chegam à Catedral Metropolitana, dá-se o "Encontro" das duas imagens: Nosso Senhor Jesus dos Passos - o Filho - e Nossa Senhora das Dores - a Mãe, de onde é proferido o "Sermão do Encontro" por autoridade eclesiástica especialmente convidada. Após este ato, as duas procissões se unificam e seguem em direção à Capela do Menino Deus, no Morro da Boa Vista, simbolizando o Monte Calvário. A Procissão do Senhor Jesus dos Passos e um símbolo da cidade de Florianópolis.
Programação completa
Dia 30/03/2014 – Domingo
8h30: Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)
Dia 02/04/2014 – Quarta-feira
19h: Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus
Dia 03/04/2014 – Quinta-feira
09h: Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
19h: Missa e Benção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus
Dia 04/04/2014 – Sexta-Feira
19h: Missa e Benção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus
Dia 05/04/2014 – Sábado
07h30 Missa e Procissão do Carregador
Local: Capela Menino Deus
18h: Missa em Honra do Senhor Jesus dos Passos
Local: Capela Menino Deus
20h: Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para Catedral Metropolitana
Dia 06/04/2014 – Domingo
09h30: Missa na Catedral com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16h: Procissão de Encontro do Senhor Jesus dos Passos com Nossa Senhora das Dores, saindo da Catedral e percorrendo as ruas de Florianópolis com Sermão do Encontro do Senhor Jesus dos Passos com Nossa Senhora das Dores em frente à Catedral Metropolitana
Dia 07/04/2014 – Segunda-feira
08h30: Missa de Ação de Graças
Local: Igreja Menino Deus do Hospital de Caridade
› FONTE: Governo do Estado de SC