O evento celebrou o bom momento das cervejarias artesanais brasileiras que caíram no gosto do público. Em 2015, o Festival acontece de 11 a 14 de março.
Blumenau (SC) celebrou a cerveja nacional na última semana. De 12 a 15 de março, a cidade sediou o Festival Brasileiro da Cerveja, evento que já é o mais importante da América Latina para o segmento. O público compareceu: 34.895 pessoas estiveram no Parque Vila Germânica para conferir os mais de 600 rótulos, participar de palestras e conversar com os criadores das receitas que aprenderam a apreciar.
Uma das grandes novidades aprovadas para esta edição foi o evento ter acontecido em dois setores do Parque Vila Germânica para dar mais conforto aos visitantes.
O recorde de público, segundo o presidente do Parque Vila Germânica e da comissão organizadora do evento, Ricardo Stodieck, foi consequência do recorde em qualidade.“O marketing da edição deste ano foi o mais bem planejado até hoje, feito com mais antecedência. Os estandes esgotaram em poucos dias”, aponta.
Para Ricardo o Festival já dá os primeiros passos rumo a internacionalização. “Durante 2013 visitamos feiras nacionais e internacionais do setor para gerar relacionamento com as cervejarias e trazer a expertise do mundo para Blumenau. Tenho certeza que logo o evento estará posicionado entre os mais procurados do mundo”, diz.
Ele também destaca a antecipação da venda de estantes e a possibilidade de, se necessário, ampliar o evento em mais um setor em 2015. “Tivemos 26 cervejarias que ficaram de fora. Se a demanda do mercado cervejeiro for de ampliação, atenderemos com mais um setor”, aponta.
O presidente do Empório Vila Germânica, Valmir Zanetti, comenta que o evento é um sucesso por dois motivos: atende às expectativas do cervejeiro que consegue gerar negócios e apresentar o seu produto para o mercado e cria uma movimentação econômica na região. “Foram quatro dias de hotéis lotados, pontos turísticos visitados e muita gente conhecendo Blumenau”, diz.
A edição de 2014 foi uma realização do Parque Vila Germânica e do Empório Vila Germânica, com o patrocínio da Eisenbahn, Agrária Malte e Memo Chopeiras.
II Concurso Brasileiro da Cerveja
Um dos grandes destaques desta edição foi a realização do II Concurso Brasileiro da Cerveja. Um corpo técnico de 30 jurados nacionais e internacionais elegeu pelo segundo ano consecutivo da Bodebrown como melhor cervejaria do país e a Açai Stout, da Amazon Beer, como melhor cerveja. A marca que acumulou mais medalhas de ouro foi a Cervejaria Colorado.
Foram 414 rótulos inscritos com um índice de 92% de retorno em relação a primeira edição. O número reforça a credibilidade do concurso, já tido como mais importante do país.
› FONTE: Melz Assessoria de Imprensa