O projeto da horta escolar e da compostagem de lixo orgânico com técnicas de minhocultura, foi apresentado nesta terça-feira (11), aos diretores de escolas e de centros de educação infantil, no auditório da Prefeitura, por servidores da Secretaria da Pesca e Agricultura. Além do projeto, a Prefeitura vai disponibilizar um técnico especialista em minhocultura para, ensinar na prática, professores e alunos.
A intenção da Prefeitura na implantação das hortas nas escolas é ensinar e incentivar estudantes e professores a cultivarem verduras, legumes e temperos em pequenos espaços, usando inclusive técnicas de compostagem para transformar o lixo orgânico em adubo (minhocultura).
“Com este projeto, os alunos aprenderão a cultivar alimentos sem agrotóxicos e técnicas para transformar o lixo orgânico em adubo, que pode ser usado no cultivo de alimentos”, falou o prefeito Camilo Martins.
De acordo com o secretário de Pesca e Agricultura, Laudelino Soares, a horta modelo será implantada em parceria com o Governo de Santa Catarina, através da Secretaria Estadual de Assistência Social, no complexo Dom Jaime de Barros Câmara, no Bairro bela Vista. “A partir desta horta, vamos disponibilizar o projeto para todas as escolas municipais que tiverem interesse”, comentou o secretário.
Para o diretor geral da secretaria, Winícius Scharf, esse projeto “envolve preservação ambiental, agricultura orgânica, técnicas de compostagem, educação alimentar e novas perspectivas de melhorias no ensino de ciências e biologia”.
› FONTE: Prefeitura de Palhoça