Empreendedores com ideias na área social têm até o dia 25 de agosto para se inscrever no Social Good Lab, projeto lançado pelo Social Good Brasil que tem a missão de ser um ambiente de desenvolvimento, prototipagem e validação de ideias que utilizem a tecnologia para contribuir para um mundo melhor.
Hoje, muitas pessoas com planos para novos projetos sociais enfrentam dificuldades em dar o salto da teoria para a prática. Por isso, o Lab escolheu parceiros com os conhecimentos técnicos necessários para ajudar nessa transição. Entre os mentores estão profissionais que já passaram por situações similares e que vão contribuir compartilhando suas experiências como Marcos Mueller, Coordenador da Endeavor Santa Catarina, organização internacional que promove a cultura empreendedora; Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, plataforma de Marketing Digital, e Renato Kiyama, Diretor da Artemisia, pioneira e referência em negócios sociais no país. O projeto também contará com especialistas para auxiliar com seus conhecimentos em áreas específicas como Vivianne Naigeborin, na área de Negócios de Impacto Social, Felipe Cabral, em Tecnologias Móveis, Lucia Dellagnelo, no campo da Educação e Ana Dantas, em Responsabilidade Socioambiental.
Inicialmente serão aceitas inscrições apenas de pessoas que moram na Grande Florianópolis. O objetivo é ter 20 projetos e todos passarão por processos de validação e aperfeiçoamento com uso de ferramentas de gestão: design thinking, Lean Canvas e modelos de desenvolvimento enxuto para start-ups. Essa fase de teste, validação e prototipagem dos projetos durará 12 semanas. O Social Good Brasil também vem identificando potenciais parceiros apoiadores, que já contribuem para a metodologia do processo, e fará ao final do laboratório a aproximação entre os “donos” das ideias e os investidores sociais. Nas próximas edições do LAB deverão ser aceitos projetos de outras localidades. “Pavimentar o caminho entre ideias e prática é essencial”, diz uma das idealizadoras do Social Good Brasil, Fernanda Bornhausen Sá.
Um dos critérios para definição dos projetos contemplados é o alinhamento ao conceito social good (uso de novas tecnologias para melhorias sociais). Além disso, a iniciativa deve estar em um estágio inicial, procurando uma forma de estruturar-se, e ter uma ou duas pessoas realmente comprometidas para viabilização da ideia.
Além do lançamento do Lab, o Social Good Brasil desenvolve outros dois projetos que serão lançados nos próximos meses. Em setembro ocorre em São Paulo o Seminário Social Good Brasil, que vai reunir inovadores sociais e formadores de opinião para uma série de painéis sobre tecnologia e mudança social. Ainda esse ano também será feita a renovação da Plataforma Digital do projeto, ferramenta usada para dar maior visibilidade às mais variadas formas de participação social com uso das novas mídias.
Sobre o Social Good Lab
As inscrições vão até 25 de agosto e os escolhidos irão participar de encontros presenciais (aos sábados) e virtuais que começarão em setembro. Os empreendedores das 20 ideias selecionadas vão contar com auxílio de parceiros, mentores e especialistas com expertise para orientar nos caminhos a serem traçados e na melhor forma de executar as ideias. O Social Good Lab busca pessoas com espírito empreendedor que acreditem na sua ideia e queiram tirá-la do papel. As inscrições devem ser feitas pelo site http://socialgoodbrasil.org.br/lab/. Quem quiser conhecer melhor o projeto pode assistir ao vídeo explicativo http://www.youtube.com/watch?v=RoyZCfcN70Q#at=60
› FONTE: AllpressCom