A Secretaria de Estado da Fazenda vai calcular o custo por aluno de 185 escolas estaduais no âmbito de todas as 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina (SDRs).
A primeira reunião com os 11 contadores que farão o levantamento aconteceu nesta terça-feira, 25, na Diretoria de Contabilidade Geral, responsável pelo Grupo de Trabalho de Apuração de Custos (GT Custos), instituído por decreto em 2013. O objetivo é concluir os trabalhos no final deste primeiro semestre.
“Conhecer os custos é fundamental para a qualidade dos gastos públicos. É uma informação cada vez mais relevante para a tomada de decisão dos gestores.
Estamos só começando esse trabalho. A ideia é calcular o custo por presidiário, por paciente internado, enfim, buscar subsídios para melhorar o atendimento ao cidadão", adianta o secretário Antonio Gavazzoni.
O levantamento atual amplia o projeto experimental realizado em 2013 pelo GT Custos em 30 escolas do Meio Oeste, Oeste, Norte, Sul, Vale e Litoral. O primeiro estudo levou em conta todos os recursos consumidos pelas unidades no ano de 2012, da folha de pagamento à merenda, entre outros itens.
O custo médio anual por aluno ficou em torno de R$ 3.065,08. “O universo avaliado neste primeiro projeto foi de 5,76% dos alunos da rede estadual de ensino, mas já aponta dados importantes para a gestão da educação”, afirma a contadora da Fazenda Michele Roncalio, coordenadora do GT Custos.
O planejamento anual do GT Custos ainda prevê para o segundo semestre um estudo para apurar o custo por presidiário. Paralelamente, o grupo está coordenando o desenvolvimento de um sistema que permitirá calcular o custo dos serviços públicos de forma automática.
"As informações que coletamos nos levantamentos vão subsidiar a adequação do sistema que estamos desenvolvendo", afirma Michele.
› FONTE: Governo do Estado de SC