Maribel Emília Gaio, de Videira, abriu um laboratório de análises clínicas para as pessoas sentirem-se em casa – Foto: Gabriel Heusi
Duas empreendedoras catarinenses, que transformaram seus sonhos em negócios, concorrem agora na etapa nacional do Prêmio.
Foram conhecidas na tarde desta segunda-feira, 24, as duas vencedoras estaduais do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O Prêmio é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e conta ainda com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Na categoria Micro e Pequenas empresas a vencedora foi Maribel Emília Gaio, de Videira. Maribel é farmacêutica e há alguns anos teve o sonho de abrir um laboratório de análises clínicas humanizado, como explica: “Eu queria que as pessoas se sentissem confortáveis na hora de tirar sangue, por exemplo.
Que não fosse nada frio, impessoal. Foi aí que surgiu a ideia de abrir o Laboratório Vida, cuja ideia principal é que as pessoas se sintam em casa”. O laboratório de Maribel foi o vencedor do Prêmio MPE Brasil do ano passado e agora leva a sua idealizadora a concorrer o Prêmio Nacional de Mulheres Empreendedoras.
Na outra categoria, Microempreendedor Individual, a vencedora foi Karina da Silva Elias, de Criciúma. Karina abriu há dois anos a doceria Q Doce. “O caminho foi duro pra chegar até aqui. É muito difícil ser empresário no Brasil, mas com a ajuda do Sebrae/SC eu fui vendo nas dificuldades as grandes oportunidades do meu negócio”, conta Karina.
Na etapa estadual as vencedoras receberam troféu de reconhecimento, um curso da Matriz de Soluções Educacionais e/ou 16 (dezesseis) horas técnicas de consultoria. As duas ganhadoras viajaram ainda na segunda-feira para Brasília, onde concorreram na etapa nacional nesta terça-feira, dia 25.
“O prêmio tem o objetivo de identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras que transformaram seus sonhos em realidade e cuja vida hoje é exemplo para outras que também querem realizar seu sonho de ser empreendedora”, afirma a gestora do prêmio em Santa Catarina, Ana Lidia de Souza.
A seleção das histórias é realizada por avaliadores estaduais e nacionais que utilizam um instrumento de avaliação que tem como referência o Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), além do alinhamento aos conceitos de empreendedorismo do Sebrae.
As inscrições para a próxima edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios serão abertas no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Não é permitida a participação de ONGs, OSCIPs, franquias, sindicatos, associações filantrópicas e outros de caráter semelhante, assim como empresas cujas proprietárias ou sócias sejam empregadas ou prestadoras de serviço das entidades promotoras do prêmio com acesso a informações privilegiadas do processo de avaliação. As inscrições podem ser feitas pelo site do Sebrae/SC: www.sebrae.com.br/uf/santacatarina.
› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional